Você tem 20, 30, 40 anos ou mais e ainda não se acha especialista?
Mesmo na área de Supply Chain e/ou Manufatura, onde atuo há quase 30 anos, conheço jovens profissionais que possuem muito mais conhecimentos do que eu, em determinados temas e não se julgam especialistas.
Meu próprio filho, Guilherme, de 13 anos, já domina determinados assuntos que eu ainda não tive chance de me aprofundar. E o que isto quer dizer?
- O especialista não é um ser supremo que adquiriu, ao longo dos anos, a grande sabedoria universal divina;
- Se você já se dedicou em alguma área do conhecimento, de tal forma que possa contribuir com qualquer processo de evolução, sorria, você é um especialista!
Para exemplificar, vamos tomar um caso específico de uma jovem engenheira que esteja atuando em um projeto para uma grande empresa, na área de logística de expedição. A partir do momento que ela se submete a ficar “dia e noite”, durante um determinado período de tempo, monitorando e analisando as operações nesta área, ela irá absorver conhecimentos específicos que praticamente ninguém ainda os possui.
Assim, se associarmos este caso desta jovem engenheira com a definição de “Especialista” (segundo o Aurélio: “é aquele que se especializou em determinada área do saber ou sabe muito sobre determinada coisa”), concluiremos que esta jovem se tornou uma especialista naquela área do saber.
Portanto, parabéns, você já é especialista!
Mas agora, faça sua própria reflexão e avalie: onde você já se dedicou o suficiente para ser especialista e onde ainda pretende se dedicar?
Eu por exemplo, tenho planos para os 50, 60, 70… e se Deus permitir, até após meus 100 anos, pois se dedicar e se sentir especialista em algo, podendo ajudar outras pessoas é uma mágica que nos faz querer viver para sempre.
Sucesso para você!