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PortoParanaguaCanalnabaciadraga 2A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai investir R$ 394 milhões em novas obras de dragagem de aprofundamento no Porto de Paranaguá. O investimento inclui na elaboração de projetos básico e executivo, sinalização e balizamento.

Com a nova dragagem o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal tem 15 metros.
A Bacia de Evolução do canal – área utilizada pelos navios para manobra e atracação – ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros.

 

Já as áreas intermediárias, localizadas entre o canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter 15 metros de profundidade. Como exemplo de áreas intermediárias estão o canal situado entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel, bem como o canal localizado entre a Ilha das Cobras e Ilha da Cotinga.

 

O diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que as obras de aprofundamento do canal de acesso (intermediário), da bacia de evolução e do berço público do complexo fazem parte de um programa de dragagem estabelecido pela APPA e demonstram que o Porto de Paranaguá está atento à evolução das embarcações.

 

“A dragagem permitirá que navios graneleiros de grande porte frequentem o Porto, assim como navios porta-contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados”, declarou Dividino.

 

O diretor-presidente da Appa conta que, nos próximos meses, o Porto de Paranaguá receberá o maior navio porta-contêiner que já atracou no Brasil, com 368 metros. “O tráfego marítimo internacional quadruplicou nas últimas duas décadas, e os navios de carga comerciais ficaram ainda maiores para atender a demanda”, menciona Dividino.

By sylvia

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