Pensando em aumentar a conectividade, o uso da internet das coisas e a comunicação online, a Mercedes-Benz do Brasil utiliza, cada vez mais as potencialidades das ferramentas virtuais para ampliar o relacionamento com diversos públicos.
Esse é o ponto de partida da parceria que a empresa acaba de estabelecer com o TruckPad, inovador aplicativo para smartphones que liga diretamente o caminhoneiro à carga disponível para entrega ou retirada. Dessa forma, eles economizam tempo, aumentando a sua rentabilidade operacional.
“Por meio dessa parceria, teremos acesso a um expressivo universo de caminhoneiros, aprofundando o nosso conhecimento de seu perfil e hábitos, o que nos permite falar diretamente com eles, entender suas demandas e sempre oferecer novas soluções”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo, o ponto de partida da parceria com o TruckPad é o relacionamento mais intenso com os caminhoneiros. “Porém, podemos ir além, aproveitando o contato online com os motoristas para divulgar produtos, serviços, eventos e outras iniciativas que tragam benefícios e vantagens para o seu dia a dia de trabalho e o seu caminhão”, afirma Ari.
Conectividade
A parceria da Mercedes-Benz do Brasil com o TruckPad segue a tendência mundial da Daimler de uso crescente da conectividade em caminhões e, consequentemente, para a otimização do transporte e do trânsito. O uso da internet, da telefonia móvel e da conexão por WiFi já é realidade, por exemplo, na interligação de três caminhões de condução autônoma Future Truck com Highway Pilot Connect, como foi demonstrado na Alemanha em março deste ano. Também o uso da telemática pelo FleetBoard, o exclusivo sistema de gestão de frota e rastreamento da Daimler já consagrado no Brasil, reforça essa tendência e coloca a Empresa na liderança da aplicação de avançadas tecnologias de comunicação e informática.
O FleetBoard está disponível para os caminhões Mercedes-Benz no Brasil, que também dispõem de computador de bordo e outros recursos de avançada tecnologia a serviço do transporte e do motorista, que ganham excelente desempenho, reduzido consumo e menor custo operacional, com muito mais segurança e conforto na estrada.
O caminhão do futuro
Ao comemorar 60 anos no Brasil em abril deste ano, a Mercedes apresentou seu modelo de “caminhão do futuro”. Trata-se de um veículo que anda sozinho e, de acordo com a Mercedes, pode reduzir as emissões de poluentes em 5%, além de otimizar todo o processo logístico.