manserv-linha

manserv-linhaEstabelecer processos eficientes para a padronização e o abastecimento das linhas de produção são ações vitais para evitar impactos na cadeia produtiva.

A Manserv Logística, desenvolveu um programa de melhorias de processos para aprimorar o abastecimento da produção de eletrodomésticos de um grande fabricante instalada na capital paulista.

O projeto, foca no abastecimento de linha e utiliza como base ferramentas e conceitos do Lean Manufacturing para solucionar gargalos e interrupções no fluxo durante o processo de abastecimento dos bordos de linha. “Identificamos a necessidade de melhorias, realizamos o mapeamento de fluxo valor e foi definido o plano para eliminar os desperdícios. Entre os resultados positivos que alcançamos, o mais expressivo diz respeito ao aumento da produtividade dos abastecedores internos em 11%”, disse o diretor geral da Manserv Logística, Marcelo Augusto Felipe.

Abastecimento interno

O projeto consiste em melhorias no abastecimento interno das linhas de montagem e o resultado pode ser considerado expressivo em função do alto grau de eficiência e competitividade do setor, essa ação só foi possível depois de exaustivas análises das rotas de abastecimento, que em sua versão preliminar, os abastecedores necessitavam percorrer grandes distâncias. “Redesenhamos todo a estrutura da área de estoque intermediário para melhorar a eficiência desse processo, mudamos as posições dos componentes, fazendo com que os abastecedores percorressem a menor distância possível para realizar o abastecimento das linhas de montagem com maior eficiência”, disse o executivo.

Sistema puxado

Outro ponto importante foi a sincronização entre almoxarifado central e a produção. Dois tipos de materiais eram levados do almoxarifado até a produção: peças pequenas, levadas em embalagens plásticas via carrinho e peças grandes, levadas em paletes via vagoneta. Para as peças pequenas foi definido um padrão de abastecimento via Kanban, que consiste em solicitar a reposição de peças a partir do seu consumo, garantindo assim um fluxo contínuo e estável de ressuprimento dos estoques à beira da linha. “Esses estoques à beira das linhas são chamados de supermercado de cabeceira de linha, e tem como principal função absorver a variação da demanda e manter o ciclo de abastecimento constante” explica Felipe.

Para as peças grandes, a maior dificuldade era no momento em que a vagoneta já estava a postos para levar os paletes para a produção, mas a separação dos paletes não havia sido concluída ainda, mantendo o operador parado até que o processo pudesse ser finalizado. Nesse caso, foram propostas duas medidas para a resolução desses pontos, que são a separação antecipada dos paletes, já que os pedidos eram feitos na própria linha de produção via sistema para o almoxarifado central, e a definição de rotas fixas para os abastecedores. Dessa forma o abastecimento trabalha de acordo com a produção e o tempo.

Resultados

Desde a análise, foram necessários três meses para que a Manserv pudesse analisar os primeiros resultados positivos na operação. Atualmente em implantação, o estudo de Trabalho Padronizado – Abastecimento de linha obteve as seguintes melhorias: redução da movimentação dos abastecedores internos de 11%, Padronização das atividades de abastecimento interno, Dimensionamento de supermercado de cabeceira, abastecimento “Almoxarifado central – Linha” Via sistema puxado e Padronização das rotas dos abastecedores de paletes.

By gab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *