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hp-frete-gkoA HP, fabricante de produtos eletrônicos com faturamento acima de US$ 120 bilhões em 2015, está obtendo resultados para lá de positivos com o Autocarga, um módulo da solução GKO Frete desenvolvido pela GKO Informática.

A empresa, que utiliza dois operadores logísticos para expedir uma média 6.000 toneladas de produtos para todo o Brasil por mês, já conseguiu reduzir seus custos com fretes em 25% em média, obter maior visibilidade nas operações e elevar o nível de serviço ao cliente.

O diretor de Logística da HP, Cassio Lopes, explica como chegou à necessidade de implantação do Autocarga: “ao longo dos últimos anos, a HP adotou a estratégia de adquirir empresas pelo mundo e cada uma delas contava com sistemas de gestão de seus inventários, transportes e contratação de fretes, nem sempre semelhantes ao que praticávamos. Isso levou a vários pedidos de clientes chegarem de diferentes formas e momentos no nosso armazém, com os fretes em sua maioria não-consolidados, e as entregas aos clientes desordenadas a tal ponto que alguns recebiam mais de uma visita por dia”.

De acordo com Lopes, a opção pelo Autocarga ocorreu pela parceria já existente com a GKO e a flexibilização ofertada na adaptação da ferramenta que já tinha em seu conceito inovar na organização das atividades de carregamento em veículos. Uma vez parametrizada, a separação de produtos nos armazéns recebe a lista dos pedidos ou ordens de embarques, combinando, posteriormente, essas entregas, agrupando-as por destinatário ou região.

Entre os ganhos obtidos com o Autocarga, Lopes enumera, ainda, a organização otimizada de agenda de entregas nos clientes, aumentando o nível de serviço; simulações feitas pela solução proporcionando acuracidade de dados e pesos corretos de cargas impactando positivamente nos custos dos fretes; visibilidade e maior previsibilidade para os operadores logísticos que preparam os produtos para expedição, conseguindo-se determinar os tipos de veículos que serão usados com antecedência, bem como planejamento das janelas de entregas nos clientes, redução de controles manuais e simplificação de processos operacionais no armazém e em transportes.

“Saímos de uma distribuição por modal de frete de 36% cargas consolidadas em caminhões completos (Full Truck Load – FTL), 52% pedidos fracionados, 3% micropedidos para 73% de cargas consolidadas em caminhões completos, 23% de pedidos fracionados e 4% micropedidos, números que demonstram uma eficiência que o Autocarga nos trouxe na sua implantação”, assinala o diretor.

By gab