Os clientes Totvs passam a contar com mais uma funcionalidade que deixa o mundo físico para ser executada por meio do sistema de gestão.
Com o uso do e-kanban, ou kanban eletrônico, as empresas poderão abrir mão dos tradicionais cartões físicos de controle de matéria prima, suscetíveis a diversas falhas.
“Para ter um negócio realmente digital, não é eficaz que um controle tão importante como o de insumos para fabricação esteja atrelado a cartões que podem ser perdidos, danificados ou manuseados de forma incorreta”, explica Angela Gheller Telles, diretora de Manufatura e Logística da TOTVS. Com o uso do novo módulo, os clientes terão acesso aos quadros de programação e produção, além do controle do estágio de cada cartão, tudo pelo ERP.
O sistema também fará o recalculo automático da pilha de fichas de acordo com a demanda – ou seja, ele mesmo computa o montante dos componentes disponíveis em função dos itens finais de produção. Dessa forma, a gestão passa a ter relatórios com visões como por sequência de cartões (dos vermelhos, mais críticos, para os verdes) ou por status (em produção, em transporte ou bloqueados).
Os principais benefícios da digitalização do kanban são o maior controle do fluxo de matéria prima e o tráfego mais ágil de informações, uma vez que o gestor passa a ter acesso a elas no mesmo ambiente onde verifica os outros indicadores de produção. Com relatórios mais precisos e o controle visual dos estágios dos insumos, as empresas podem tomar decisões estratégicas de forma muito mais rápida.