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IMG 1276222O aprendizado é algo que acontece regular e continuamente nas mentes que vive a busca da sabedoria.

 

Aprender a aprender é um desafio que enfrenta preconceitos, paradigmas, verdades, emoções… mas nada supera a sensação que temos ao perceber que mudamos efetivamente e não somos mais quem erámos. Aqueles que já aprenderam a aprender costumam se encantar com todas as experiências que vivem e agradecem pela oportunidade de viver.

VIVER o Japão
Se viver é aprender, o Grupo IMAM e mais de 1000 brasileiros viveram o Japão, suas empresas, profissionais e sociedade desde 1985. Desde japoneses mais ilustres, como:Taiichi Ohno, Shigeo Shingo, Massaaki Imai, entre outros, até as pessoas mais humildes da sociedade japonesa tem muito a ensinar.

Viver o Japão é muito mais que visitar empresas e/ou debater com seus profissionais. É mais que interagir com japoneses e sua cultura… Viver o Japão é também sentir, o respeito, entender a simplicidade, experimentar a qualidade, compreender a produtividade e ser “tocado” na cabeça e no coração, ou melhor, na razão e na emoção.

Certo ou Errado?
A empresa que controla a velocidade que seus funcionários caminham esta certa ou errada? Organização impecável é certo ou errado? E a preocupação excessiva com a produtividade? É priorizar a qualidade? É errado exigir a participação de todos os funcionários em processos de melhoria? É certo ou errado premiar os profissionais por uma tarefa que o profissional já foi contratado para realizar?

Você não deve ir ao Japão na busca do certo ou errado, mas sim observar as práticas e refletir sobre os motivos que levam as pessoas agirem de uma determinada forma.

Construindo as “pontes de transformação”
Mesmo reconhecendo diferenças educacionais, econômicas e culturais em relação ao Brasil, é absolutamente natural, a partir da observação e reflexões, construir paralelos que podem servir de “pontes de transformação” da realidade do Brasil. Centenas de empresas no Brasil viveram transformações inspiradas no modelo japonês e hoje são referências para os próprios japoneses.

Ao longo dos últimos 32 anos, foi possível acompanhar empresas que evoluíram e outras que “regrediram”, tanto no Brasil quanto no Japão, pois construir os caminhos para a melhoria contínua (Kaizen) é um desafio em qualquer lugar do mundo.

Técnica, Comportamento e Gestão
Embora a Missão do IMAM seja um Plant Tour ao Japão, apresenta as técnicas que deram origem ao LEAN,WCM,TPS,TPM etc, são os fatores comportamentais e os modelos de gestão operacional, seja na manufatura ou na logística ,que contribuem mais, nos últimos anos para a construção das “pontes de transformação”.

Eduardo Banzato, diretor do Grupo IMAM.

By gab

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