A Transfolha, empresa do Grupo Folha, que atua há quase 30 anos no mercado brasileiro de distribuição e logística, e a startup Pegaki lançaram um serviço inovador para o tradicional mercado de logística.
A novidade chegou com o objetivo de resolver parte dos problemas logísticos mais frequentes no e-commerce, como insucesso das entregas, seja por ausência do consumidor ou por falta de cobertura da área e atrasos por diversos motivos, entre outros.
Baseado em um modelo de grande sucesso na Europa, que já representa mais de 40% de todas as entregas, a Pegaki está construindo no Brasil uma rede de pontos de retirada para produtos comprados pela internet.
O serviço oferece uma nova opção de entrega ao consumidor, utilizando o conceito de economia compartilhada, cujo objetivo é aproveitar o espaço ocioso de comércios locais (mínimo 1m³) para armazenar os produtos comprados no e-commerce. Ou seja, ao realizar uma compra em uma loja online parceira, o consumidor poderá retirar o produto no ponto mais próximo de sua residência e no horário mais conveniente, eliminando problemas tradicionais.
“Diferente dos lockers, conseguimos ter uma escala muito maior, investimento e custo menor, além de flexibilidade em diversas localidades”, diz João Cristofolini, CEO da Pegaki. As vantagens para o lojista são diversas, entre as quais podemos destacar um ganho adicional de receita por locar um espaço físico ocioso e a atração de possíveis clientes ao estabelecimento. “Na Europa, mais de 30 mil comércios locais são pontos de retirada. Todos ganham com esse novo modelo, o e-commerce, as lojas físicas e, principalmente, o consumidor final”, completa João.
A meta da Pegaki é chegar a 200 pontos de retirada até o final de 2017, nas cidades de SP e RJ, e em seguida ampliar para outras capitais brasileiras. A Transfolha é a principal apoiadora desta inovadora iniciativa, para a qual irá disponibilizar todo o seu conhecimento de rede e distribuição aos pontos de retirada, garantindo assim qualidade e inovação em todo o processo.