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e commerce 1Lemuel Silva, chefe de departamento de encomendas de e-commerce dos Correios para série especial de vídeos do Canal Braspag para a Black Friday. Silva falou ao CEO Gastão Mattos sobre a relevância da logística para o e-commerce, o preparo dos Correios para atender às demandas de épocas de maior venda, como Black Friday e Natal, e a importância da internet para quem deseja empreender.

Silva destaca que os Correios entregam 1 milhão de encomendas todos os dias. Para a data, a expectativa de aumento é de 25%, considerando a média do país. “Claro que se formos avaliar alguns locais específicos, o crescimento pode ser muito maior, de até 200%”, explica. Para a Braspag, a Black Friday também traz números expressivos. Segundo Gastão Mattos, o evento tem representado sucessivos recordes de autorizações de pagamento. “Processamos três vezes mais do que o pico médio de qualquer outra data do ano”, afirma.
Silva relembra que para os Correios o final de ano sempre foi de movimentação intensa. Antes, pelas cartas e cartões de Natal. Hoje, pelas compras do e-commerce. De acordo com o executivo, com o surgimento da Black Friday, o fluxo de entregas fica distribuído entre novembro e dezembro, com picos, evidentemente, no dia da Black Friday e no Natal. “É um desafio dar vazão a todos os pedidos, mas é gratificante e nos preparamos para isso”, diz.
Na entrevista, ele adiantou que os Correios estão avaliando novos serviços para o e-commerce e uma revisão dos serviços premium. Ele destaca que o e-sedex, criado especialmente para o comércio eletrônico foi bastante útil por mais de dezessete anos, mas que há três os Correios já avaliavam melhores soluções para atender o setor. “Era um serviço com praças definidas e entendemos que era necessário ampliar e melhorar os prazos de entrega, uma vez que o Brasil está comprando mais no e-commerce. Não extinguimos simplesmente o produto, mas melhoramos outros dois, o Sedex e o Pac. A migração para eles foi natural”, diz, lembrando que, ainda que o e-sedex tenha sido descontinuado, as entregas cresceram em 7%. “Foi um estudo amplo e complexo e que se mostrou acertado para o comércio eletrônico”.
“Lançamos o serviço de fullfilment, o Correios Log+, que oferece armazenagem e entrega. Investimos R$ 280 milhões somente na parte de tratamento, com 14 novas máquinas distribuídas pelo país. Isso significa que os Correios continuam investindo fortemente para continuar sendo o principal parceiro para o comércio eletrônico”, destaca, lembrando que a empresa é a única do país que realmente consegue cobrir o país inteiro atualmente.
O executivo enaltece a importância da internet para os empreendedores e incentiva quem quer começar a atuar na área. Na sua visão, a internet é uma plataforma aberta, acessível para todos que quiserem ganhar dinheiro, não importa o porte da empresa. “Tem que ser profissional. A possibilidade está para todos, do menor ao maior”. Para o novo empreendedor, faz o convite para conhecer as soluções de logística dos Correios. “As informações estão disponíveis no site, na aba ‘para sua empresa’ ou em qualquer central de atendimento. Somos muito acessíveis”, finaliza.

By gab