Lemuel Silva, chefe de departamento de encomendas de e-commerce dos Correios para série especial de vídeos do Canal Braspag para a Black Friday. Silva falou ao CEO Gastão Mattos sobre a relevância da logística para o e-commerce, o preparo dos Correios para atender às demandas de épocas de maior venda, como Black Friday e Natal, e a importância da internet para quem deseja empreender.
Silva destaca que os Correios entregam 1 milhão de encomendas todos os dias. Para a data, a expectativa de aumento é de 25%, considerando a média do país. “Claro que se formos avaliar alguns locais específicos, o crescimento pode ser muito maior, de até 200%”, explica. Para a Braspag, a Black Friday também traz números expressivos. Segundo Gastão Mattos, o evento tem representado sucessivos recordes de autorizações de pagamento. “Processamos três vezes mais do que o pico médio de qualquer outra data do ano”, afirma.
Silva relembra que para os Correios o final de ano sempre foi de movimentação intensa. Antes, pelas cartas e cartões de Natal. Hoje, pelas compras do e-commerce. De acordo com o executivo, com o surgimento da Black Friday, o fluxo de entregas fica distribuído entre novembro e dezembro, com picos, evidentemente, no dia da Black Friday e no Natal. “É um desafio dar vazão a todos os pedidos, mas é gratificante e nos preparamos para isso”, diz.
Na entrevista, ele adiantou que os Correios estão avaliando novos serviços para o e-commerce e uma revisão dos serviços premium. Ele destaca que o e-sedex, criado especialmente para o comércio eletrônico foi bastante útil por mais de dezessete anos, mas que há três os Correios já avaliavam melhores soluções para atender o setor. “Era um serviço com praças definidas e entendemos que era necessário ampliar e melhorar os prazos de entrega, uma vez que o Brasil está comprando mais no e-commerce. Não extinguimos simplesmente o produto, mas melhoramos outros dois, o Sedex e o Pac. A migração para eles foi natural”, diz, lembrando que, ainda que o e-sedex tenha sido descontinuado, as entregas cresceram em 7%. “Foi um estudo amplo e complexo e que se mostrou acertado para o comércio eletrônico”.
“Lançamos o serviço de fullfilment, o Correios Log+, que oferece armazenagem e entrega. Investimos R$ 280 milhões somente na parte de tratamento, com 14 novas máquinas distribuídas pelo país. Isso significa que os Correios continuam investindo fortemente para continuar sendo o principal parceiro para o comércio eletrônico”, destaca, lembrando que a empresa é a única do país que realmente consegue cobrir o país inteiro atualmente.
O executivo enaltece a importância da internet para os empreendedores e incentiva quem quer começar a atuar na área. Na sua visão, a internet é uma plataforma aberta, acessível para todos que quiserem ganhar dinheiro, não importa o porte da empresa. “Tem que ser profissional. A possibilidade está para todos, do menor ao maior”. Para o novo empreendedor, faz o convite para conhecer as soluções de logística dos Correios. “As informações estão disponíveis no site, na aba ‘para sua empresa’ ou em qualquer central de atendimento. Somos muito acessíveis”, finaliza.