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pecasreposicao222Considere o cenário, você está no meio de uma situação de colapso, um pallete se chocou e quebrou o redutor em uma linha de transporte crítica e importante.

No horário de pico da produção e está ocorrendo uma grande promoção nas lojas, você não pode falhar com o planejamento de entrega. Seus técnicos já desmontaram o transportador para verificar a peça que está danificada e estão indo para o estoque de peças de reposição para trocar a peça. Mas como se trata de um redutor onde todas as peças podem ser reparadas, logo você não terá um redutor para reposição.

Apesar de investir na educação dos seus técnicos, treinando eles para serem pró ativos na manutenção dos equipamentos, responder efetivamente nas situações de colapso, ainda encontrar-se em perigo de perder uma nova oportunidade que poderia resultar como um bom resultado, e claro a íra do cliente no momento de colapso. A disponibilidade de peças de reposição ou mais precisamente as peças “não disponíveis”, é a causa mais comum de parada de operação do equipamento no momento da operação.

Claro que pode haver opções para obter uma substituição rápida ou talvez reparar o redutor danificado, mas o que é um período aceitável de inatividade não planejada para o seu o negócio? 

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Seu departamento de operação não aceita paradas imprevistas, eles têm metas a cumprir e sem um redutor no estoque para ocasiões emergenciais causará grandes problemas, ou seja, você tem poucas chances de fazer com que o equipamento volte a funcionar em pouco tempo.

Todos estão de olho em você perante essa situação, afinal você é o responsável da disponibilidade de entrega do sistema. É claro que, não é só os redutores que podem ser componentes críticos, qualquer peça de reposição começa a ser crítica quando você precisa e o custo de estoque dessas peças críticas se torna insignificante como nessa situação hipotética. Como o termo sugere “peças de reposições críticas”, essas peças críticas tem um impacto grande no seu sistema nos momentos que sua operação falha, portando investindo nesses itens para trocas imediatas no local você irá reduzir o risco de uma grande parada do sistema.

Tempo médio entre as falhas ou Mean Time Between Failure (MTBF), reordenar o ponto de planejamento e os níveis das ações de serviços nem sempre é apropriado em um cenário de baixo volume. Quando planejamos os pacotes das peças de reposição para sistemas automatizados, você não considera conter 8 ou 10 peças no estoque, você deve considerar estocar uma peça ou nenhuma. O luxo de ter um Back up para um Back up nem sempre é financeiramente viável, portanto o maior foco é no gerenciamento de estoque para que você tenha uma segurança em ter no estoque sempre o que você precisa no momento de pane. 

Estocar todas as peças de reposição nem sempre é a resposta, o desafio de qualquer negócio que tem equipamentos de produção inclui em garantir a disponibilidade, gerenciando o custo de manutenção pelo estoque das peças corretas e lidando com as consequências de ter peças em falta no estoque que é considerado um risco de negócio. O importante é investir em um estoque certo para a sua operação e assegurar uma gestão eficaz das compras das peças de reposição. Essas duas atividades sozinhas são vitais para reduzir sua exposição nas situações de não ter a peça necessária em estoque e subsequentemente prolongar o impacto catastrófico no seu negócio por causa de uma pane na operação.

Você tem certeza que estão estocando as peças certas? Você tem certeza da sua exatidão no estoque? Você tem certeza que todas as peças do seu estoque são aproveitáveis? Você pode responder “Sim” para todas essas perguntas? Se não, considere investir em um pacote inicial de peças de reposição, caso não tenha feito. Se você tem um estoque, chame um profissional Dematic para rever o que o seu sistema precisa, contrate algum profissional para aconselhar e recomendar uma melhora para o gerenciamento de peças de reposição. Faça uma auditoria no seu estoque de peças para sempre ter certeza que as peças que você tem em estoque esteja em boas condições. Se você não tiver implementado um CMMS ou um sistema de gerenciamento de estoque, talvez esse seja o momento para isto.

Não demore, faça agora, reduza o risco do seu negócio.

Por Julliano Anibal, Customer Service Manager da Dematic Latin America

By gab

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