aeroporto-rio-de-janeiro-sistema-ulma

aeroporto-rio-de-janeiro-sistema-ulmaO Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, escolheu a Ulma para projetar um novo sistema de transporte e classificação de bagagens, como parte de um plano do Riogaleão, consórcio gestor do complexo, para renová-lo e atender à demanda ampliada de viajantes durante as Olimpíadas 2016 que ocorrem na cidade.

O projeto recebeu investimentos de 2 bilhões de Reais e será entregue em abril de 2016, quando haverá uma inauguração do aeroporto renovado aos usuários.

A empresa será responsável por projetar, fornecer, instalar e operacionalizar um sistema formado por transportadores, classificadores e equipamentos de inspeção de bagagens, além de pontos de check in. É esperado um fluxo extra de cerca de 500 mil visitantes estrangeiros no aeroporto na época dos Jogos.

Atualmente, o Aeroporto do Galeão, como é conhecido, tem capacidade para receber em torno de 18 milhões de passageiros por ano, mas o consórcio que o administra espera estar preparado para quase duplicar esse número, chegando a 35 milhõesde passageiros em abril de 2016.

O sistema de transporte projetado pela Ulma compreende 62 pontos de check in, dois circuitos multinível de inspeção de bagagens e uma linha de classificação de alta velocidade que vai transportar as bagagens, dependendo do destino seleccionado, para um dos sete carrosséis de formação. O Aeroporto do Galeão vai duplicar sua capacidade de processamento de bagagens, ampliando em 3.000 volumes/ hora sua capacidade logística.

A tecnologia da informação também será desenvolvida pela empresa: um sistema fará a gestão de comandos para a classificação de bagagens e o software SCADA, permitirá o monitoramento de toda a instalação.

By gab