Para ampliar seus indicadores de qualidade, a Ambev buscava uma ferramenta que permitisse o controle das ações relacionadas à entrega depois que os caminhões deixassem os centros de distribuição. Assim, a empresa passou a utilizar o HB.MDM, solução móvel de gerenciamento de entregas em tempo real da HBSIS.
Daniel Sgarbi Factore, gerente corporativo de logística, explica que o uso da aplicação iniciou em 2014 e atualmente toda a rota da companhia já conta com o sistema, que roda em smartphones e fornece informações em uma única interface. “São 3,4 mil caminhões que utilizam o HB.MDM e hoje conseguimos ter maior controle de todas as atividades durante as entregas. Além de tornarmos o trabalho das nossas equipes de entrega mais fácil e produtivo, estreitamos o nosso relacionamento com os clientes. Agora eles podem acompanhar o status das entregas de maneira online”, explica.
Fatores ligados à gestão de pessoas também estão entre os pontos positivos relacionados ao uso da tecnologia. Ricardo Lerner, especialista em logística da Ambev, explica que através do HB.MDM a companhia consegue controlar a jornada dos profissionais, otimizando o tempo de trabalho, as rotas e reduzindo as devoluções. “Com a visibilidade da ferramenta, identificamos oportunidades de melhoria em nosso processo logístico. Para os próximos três anos, a aplicação irá nos auxiliar na evolução dos resultados de devoluções de entrega em pelo menos 40% e em 20% na otimização da jornada líquida dos nossos colaboradores. Além disso, os serviços serão cada vez mais ágeis e o relacionamento com o cliente mais próximo”, avalia.