A AmstedMaxion, que atua no segmento ferroviário, está desenvolvendo um protótipo do vagão double-stack penta-articulado para transporte de containers utilizando a tecnologia da empresa americana Greenbrier. A nova unidade é composta por cinco vagões double-stack articulados, projetados para transportar containers empilhados padrão ISO de 20′ e 40′ para a bitola de 1,60m. Carregados, os vagões terão uma altura final de seis metros em relação ao nível dos trilhos.
O projeto tem seis truques com suspensões especialmente desenvolvidas em computador – por meio de simulações dinâmicas contínuas – elementos estabilizadores laterais de contato constante e rodeiros com adaptadores radiais. O sistema de choque e tração será diferenciado para vagão vazio e carregado. Os freios serão montados diretamente nos truques, aumentando significativamente sua eficiência e segurança em serviço.
O protótipo do vagão penta-articulado, já batizado de PentAMax, será fornecido à MRS Logística para ser utilizado no projeto da Contrail – operadora multimodal que criou um modelo logístico de transporte de container suportado por um terminal, interligando os locais de captação e distribuição no interior aos terminais marítimos de Santos. A parceria tem como finalidade utilizar a expertise e know-how das empresas no desenvolvimento de um produto inovador no mercado brasileiro, aliando qualidade e tecnologia norte-americana e brasileira.