Para atuar no mercado de perfumes, cosméticos e produtos de higiene a TGestiona, empresa do Grupo Telefônica, conquistou a certificação da ANVISA para transportar estes produtos. O segmento deve crescer em volume, cerca de 5% ao ano até 2015, segundo dados da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Vislumbrando este mercado que, em valor, deve crescer de R$ 29,4 bilhões, em 2011, para R$ 50 bilhões, em 2015, a empresa iniciou as regularizações ainda em 2011, conforme determina a Anvisa, contratando um responsável técnico à adequação física, veicular e regulatória para assim obter o deferimento da AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) junto ao órgão competente.
Maurício Pastorello, diretor de logística da Tgestiona, esclarece que o interesse em entrar neste segmento é por se tratar de um setor com baixa sazonalidade, volume de carga crescente e ampla diversificação e rotatividade de produtos, fazendo com que as empresas de farmacêuticas e de cosméticos priorizem a terceirização das operações logísticas.
Ainda não se pode determinar qual o valor total do investimento, pois, tanto a frota quanto o número de pessoas envolvidas na logística desta área dependerá do volume de trabalho exigido pelos novos clientes. “Mas, temos a certeza que com o mercado crescendo muito e a população exigindo, cada vez mais, um serviço qualificado em muito breve precisaremos adaptar mais veículos e treinar mais pessoas para assim continuarmos realizando um processo de logística de ponta”, finaliza o diretor.