O frete está entre os principais componentes do custo dos produtos em diversos segmentos no Brasil.
O que poucos se atentam é que os valores podem cair de maneira significativa com a seleção adequada do modelo de transporte. Entre as variáveis que impactam no custo, deve ser considerada a possibilidade de substituição da frota própria por uma locada. A locação tem como vantagens o fato de que a renovação dos veículos não compromete investimentos e permite uma melhor aderência do perfil da frota às novas necessidades comerciais da empresa, entre outras.
O caso da Liquigás Distribuidora ilustra esse processo com bastante clareza. Iniciada há dez anos, a troca da frota própria de caminhões por uma locada favoreceu diversos ganhos na gestão.
Exemplo disso, o índice de disponibilidade da frota atingiu, em 2016, a marca de 92,7%. Em 2012, esse índice batia a marca de aproximadamente 88%.
A política de renovação da frota da Liquigás prevê que os caminhões de distribuição de GLP no pequeno granel devem ter até cinco anos de uso. Hoje, a média dos aproximadamente 180 veículos que realizam essa distribuição é de cerca de 3,5 anos. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a média nacional de idade dos veículos de transportadoras gira em torno de 9,6 anos. Essa política corrobora a atuação da Liquigás focada na qualidade e segurança em todos os seus processos.
No início do programa, o principal desafio era dispor de uma base de fornecedores confiáveis e quebrar paradigmas do mercado, uma vez que esse modelo não era adotado por nenhuma distribuidora de GLP.
A seleção dos fornecedores foi rigorosa, com contratos exigindo índices de disponibilidade dos caminhões de, no mínimo, 90%.
Como resultados, o programa voltado à locação dos caminhões proporcionou uma redução de nove veículos na frota. Além disso, o uso de softwares de simulação e modelagem de cenários possibilitou a eliminação de outros quatro.
Outra ação que merece destaque na operação é a implantação dos sistemas de programação e otimização nas entregas do pequeno granel, que permitiu uma redução de 4% na quilometragem rodada pelos veículos voltados ao segmento.
Ressalto ainda que 80% da frota alocada nesse canal de venda já utiliza o Diesel S-10, combustível com teor de enxofre reduzido. Esses caminhões contam ainda com tecnologia que diminui em até 98% as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e em até 80% as emissões de material particulado, reforçando o compromisso da Liquigás com a Logística Verde.
Aqui vale destacar também que a identificação da melhor alternativa para a frota depende das condições específicas de cada empresa. Assim, é bastante necessário ficar atento a este tema em questão, particularmente diante da importância da parcela de transportes na composição dos custos da maioria das empresas brasileiras.
Laercio Barbosa Primo
Gerente geral da Logística e Suprimentos