O Uber está testando os seus caminhões autônomos por meio dos consumidores do Uber Freight, no Arizona (EUA). Empresa está utilizando o seu serviço comercial de transporte de carga por demanda para testar os caminhões que operam com motoristas e também com serviço autônomo.
O processo do teste está funcionando da seguinte forma: um caminhoneiro comum irá pegar no porto a carga e levar até um transfer hub. Já o caminhão autônomo levará para o hub uma carga que precisa ser levada para o destino do motorista comum.
No transfer hub eles trocam as cargas e motorista comum volta para sua cidade de origem com a carga destinada para lá e o autônomo levará a nova carga por até grande parte do caminho do destino. Ao atingir outro hub, uma nova troca ocorrerá e inicia-se tudo de novo.
O Uber Freight trabalha a pesquisa de origem da carga, do mesmo jeito que conecta despachantes com os motoristas. Uber’s Advanced Technology Group está simplesmente despachando os seus caminhões autônomos na plataforma do Freight, da mesma maneira que o time dos carros autônomos está usando a rede de compartilhamento de corridas do Uber para testar os veículos.
Ação da companhia é um grande passo para a comercialização do caminhão autônomo e a coloca a frente de seus concorrentes que estão tentando fazer a mesma coisa, como a Embark trucking. Também é a primeira vez que ouvimos sobre os caminhões autônomos do Uber em algum tempo, mas é bom ver que a companhia continua investindo e dando devida atenção para este assunto.
O teste do caminhão autônomo é somente mais uma das inúmeras inovações criadas pela a companhia sediada no Vale do Silício, polo sinônimo de tecnologia, inovação e startups. Logo mais, essas novidades chegam ao Brasil também.
Fonte: Startse