A VLI recebeu na última semana dois carregadores de navios que serão implantados no Terminal Integrador Portuário Luis Antonio Mesquita (TIPLAM) em Santos.
Os novos carregadores permitirão aumentar a capacidade de movimentação anual do TIPLAM de 2,5 milhões para 14,5 milhões de toneladas.
Os carregadores são equipamentos de grande porte, modernos e potentes, e levaram cerca de dois anos e meio para serem desenvolvidos, incluindo as fases de engenharia, suprimentos, fabricação, montagem e transporte. O equipamento já viajou da China montado e testado e agora passa pelo descarregamento (lift-off), ou seja, é retirado do navio e posicionado sobre os trilhos do Berço 2 do TIPLAM. Já em setembro, se iniciam os testes (comissionamento) e os equipamentos estarão finalmente prontos para a operação em outubro.
Para o transporte marítimo dos carregadores de Dalian (China) para Santos (Brasil), foi definido um processo logístico de carregamento e descarregamento (Lift-on/Lift-off), em um navio específico para tal, que possui dois guindastes de capacidade de 400 toneladas cada. Após cerca de 45 dias de navegação, estima-se, por fim, um período de 5 dias para cada etapa de descarga, monitorado por uma empresa especializada neste tipo de procedimento.