Qualquer empresa que tenha uma área dedicada à logística e que não esteja em regime outsourcing, a gestão de armazéns é uma área crucial que exige tempo e um planeamento estratégico, de forma a não comprometer o serviço prestado ao cliente e não colocar em causa a sua qualidade.
Independentemente da dimensão do armazém, o segredo para a sua rentabilidade está na redução dos custos das operações logísticas, as quais normalmente envolvem inúmeras etapas que, quanto mais otimizadas, mais rentáveis serão.
As empresas de hoje têm pela frente tempos desafiantes e exigentes, tendo em conta a complexidade e “constrangimentos” do atual mercado. Se, por um lado, é verdade que as soluções e ferramentas tecnológicas vieram facilitar os processos, por outro, o nível de exigência e competitividade é cada vez mais elevado, já para não falar se for à escala global.
Adapte os seus sistemas informáticos
Torna-se, por isso, cada vez mais imprescindível que as empresas apostem na automatização dos processos, de forma a garantir uma gestão eficaz e o sucesso das suas operações. Aqui a tecnologia pode ser o aliado perfeito, bastando para isso que todos os atores deste grande palco – Operadores logísticos, Industriais, Distribuidores e Varejistas – saibam escolher o sistema que mais se adequa às suas necessidades e, a partir de cada um agir de acordo com o seu papel.
É muita coisa em jogo: recepção e envio da mercadoria, contagem, controle de valores e da qualidade, avaliação do espaço disponível, definição da localização de arrumação, (por vezes) mais do que um canal de distribuição, prazos de entrega reduzidos, transferências entre armazéns, emissão de relatórios… e a somar a tudo isto: clientes com elevadas expetativas que pagaram para ter um serviço eficiente, ágil e irrepreensível.
A resposta a estes desafios está em soluções flexíveis que permitam automatizar todo o processo logístico e que, por sua vez, acelerem e agilizem a execução das tarefas, através de uma monitorização em tempo real.
Acredito que só assim se consegue garantir um serviço 100% viável, restando tempo e recursos para outras atividades estratégicas do negócio. Este é um aspeto importante a referir… o fato destas soluções acabarem por eliminar certas tarefas desgastantes e morosas, trazendo vantagens como rapidez, mobilidade, produtividade e, ainda, o controle global do negócio. A seleção de uma nova ferramenta de gestão de armazéns deve ser considerada como um ativo essencial e diferenciador da concorrência. Opte por soluções comprovadas nas áreas de negócio em que atua e não facilite no esforço de uma correta implementação.
Melhore a experiência logística dos seus clientes
Os clientes dos tempos modernos exigem muito. Repare bem: pretendem usufruir de uma vasta gama de produtos, ter acesso aos melhores preços e serviços personalizados, receber o produto na hora exata, devolver (se for o caso) em tempo útil… O que deixa do lado dos profissionais da logística a difícil tarefa de conseguir gerir tudo isto sem qualquer tipo de equívoco!
Apesar de já em desuso, continuo a gostar da expressão “gestão de toda a operação 360º”, pois é isso mesmo que acontece! Com um software de gestão de armazéns adequado, consegue gerir tudo, desde a organização da armazenagem até à distribuição da mercadoria e estado da respetiva entrega, disponibilizando aos clientes ferramentas de monitorização dos pedidos e garantindo a faturação adequada de todas as expedições.
Explore novas formas de integração
A informatização das operações logísticas tem inerente o processamento de um grande volume de informação referente à gestão de artigos, ao acompanhamento das várias operações em curso, à gestão com os clientes e fornecedores – daí ser tão importante a integração dos dados e o registo de todas as operações, disponibilizando uma grande quantidade de informação à administração e aos responsáveis das operações.
Perder o rasto à mercadoria; erros nas unidades de expedição; guias ou outros documentos em lugar incerto; inventário desatualizado; atrasos nas entregas e outras anomalias deixarão de existir com a implementação de um software de gestão de armazéns adaptado ao tipo de negócio e complexidade da atividade logística de cada empresa. Juntando a isto, rentabilidade, colaboradores motivados e clientes satisfeitos.
Sem margem para erros ou hesitações!
As cadeias de abastecimento mais eficientes estão equipadas com soluções tecnológicas e abertas à inovação. Não há espaço para erros e o caminho tem de ser feito em direção à eficiência e constante melhoria.
Na Generix Group temos como missão apoiar os clientes a construir uma supply chain digital, desmaterializar todos os fluxos, acompanhar o cliente no seu processo de compra, permitir às empresas ganhar em eficiência.
Adapte os seus sistemas informáticos e explore novas formas de integração!
Mário Maia – Sales Manager na Generix Group Portugal