O transporte de cargas conteinerizadas é apontado como o coringa para a retomada dos negócios no setor ferroviário.
Estimativas da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), indicam que mesmo em um ambiente recessivo, de 2014 a 2016, o modal conseguiu se manter com crescimento regular e, a partir de 2017, deve aumentar ainda mais, com uma perspectiva em torno de 10% a 20%.
“Apesar do transporte ferroviário ser tradicionalmente forte nas commodities, principalmente, com grãos e minério de ferro, e do transporte de cargas gerais ser de apenas 3% historicamente, há uma visão das concessionárias e do mercado que esse número tenha alta nos próximos anos”, afirma Vicente Abate, presidente da ABIFER. O setor estará reunido na Intermodal South America, no próximo mês, em São Paulo, para discutir o futuro da movimentação de cargas conteinerizadas nas ferrovias brasileiras.
A Câmara Brasileira de Contêineres (CBC) está ainda mais otimista com as estimativas para o setor. A projeção de crescimento da entidade é de, aproximadamente, 20% de aumento no transporte de cargas por contêineres. A concessionária MRS confirma o otimismo do segmento ferroviário. Nos últimos três anos, a empresa registrou incremento acima de 30% ao ano na movimentação de contêineres.