Com 7,83% do PIB do Estado de São Paulo e 1,7% do PIB do País, o equivalente a R$ 77,7 bilhões/ano, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem atraído cada vez mais empresas, o que incentiva a criação de condomínios logísticos.
De acordo com dados da Colliers International Brasil, o mercado de condomínios industriais dessa localidade recebeu 605 mil m² – 81% do total projetado – somente no terceiro trimestre de 2012 e possui taxa de vacância de 12,3%.
Atenta aos bons índices de desenvolvimento e às oportunidades que a RMC oferece para seus clientes, a GR Properties, incorporadora focada em empreendimentos para empresas dos segmentos de tecnologia, autopeças, e-commerce e farmacêutica, já possui dois condomínios de galpões em funcionamento na região e um terceiro aguardando apenas o Habite-se (documento da prefeitura que comprova que o imóvel foi construído seguindo o código de obras do município).
Para a GR, não se trata apenas de encontrar a melhor localização para alugar galpões, pátios ou escritórios. O verdadeiro diferencial de incorporações desse tipo é o de entender o negócio do cliente e adequar as instalações às necessidades de cada inquilino.
“Nossos condomínios oferecem infraestrutura e serviços de acordo com as necessidades de cada companhia. O empreendimento proporciona redução em custos de energia, segurança e manutenção”, afirma André Gavazza, gerente de incorporação da GR Properties.
Para André Janousek, gerente de expansão da prestadora de serviços logísticos Syncreon, a localização foi um dos principais critérios que a empresa levou em conta para a instalação de suas operações no condomínio GR Jundiaí. “Além do fácil acesso e do alto padrão de acabamento do empreendimento, consideramos também fatores como os custos compartilhados, boa segurança, restaurante em comum e a adequação dos prédios à nossa necessidade”, comenta.
De acordo com Marcelo Radomysler, sócio-diretor da AAT Logística, que também está instalado no empreendimento da GR Properties, “um condomínio bem estruturado agrega valores à empresa”. Na avaliação de Radomysler, a customização do GR Jundiaí direcionada a infraestrutura e segurança proporciona mais tempo para a empresa se dedicar à sua atividade. Marcelo observa ainda que o locatário deve levar em conta o que o condomínio oferece e analisar se existe sinergia com o seu negócio e as necessidades que ele demanda.