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Camil detecta demanda por cargas cada vez menores,  o que exige maior eficiência da malha logística.

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A Camil  Alimentos,  empresa  que atua  no  beneficiamento,  distribuição  e  comercialização  de  ar-roz  e  feijão,  mantém  uma  meta de  investir  anualmente  cerca  de  R$ 2 milhões na área de logística, como uma  das  estratégias  de  crescimento  da empresa, que está fundamentada em três pilares: lançamento de produtos, aqui-sições e expansão geográfica no Brasil.
Porém  a  tendência  de  distribuição  de cargas  cada  vez  menores  tem  deman-dado maior eficiência da logística.
Com a mudança de hábito do con-sumidor  final,  as  grandes  varejistas
passaram a realizar mais compras com menos volumes e a aplicar o sistema de reposição automático de pedidos para garantir o giro constante dos produtos nas gôndolas. Na visão da Camil, esse sistema  só  foi  possível  após  o  cliente perceber  uma  qualidade  no  prazo  de atendimento  de  pedidos  fracionados igual ao de carga fechada. De  acordo  com  o    diretor  de  lo-gística  da  Camil,  Jaime  Ghisi  Filho, a  tendência  é  as  cargas  se  tornarem ainda  menores,  porém  haver  maior eficiência  em  toda  a  malha  logística do  País,  “entrando  em  cena  outros clientes que antes não tinham acesso a grandes indústrias”.“Desse  modo”,  acrescenta  Jaime, “mais cargas continuarão sendo consi-deradas, porém com pontos de entrega dispersos, o que acabará por balancear os custos após a adequação dos trans-portes a esse novo mercado”.Com a restrição de circulação e do rodízio de caminhões na cidade de São Paulo,  por  exemplo,  a  empresa  con-tratou  mais  VUCs  e  vans  para  suprir a  demanda  dos  clientes  e  remanejou o  trabalho  dos  colaboradores  na  ex-pedição  noturna  para  a  entrega  das mercadorias após as 22 h. “Nessa ope-ração,  não  deixamos  de  atender  nenhum cliente e não se perdeu nenhu-ma  conta.  Ao  contrário,  agora  temos knowhow  e  veículos  para  continuar expandindo nossas entregas dentro da cidade de São Paulo”, explica o diretor da Camil.
Arroz e feijão Com faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2010, a Camil conta com 12 plan-tas no Brasil, nove no Uruguai e qua-tro no Chile. Com capacidade total de produção de 1,86 milhão de toneladas de  grãos,  mais  de  dois  mil  colabora-dores  e  comercialização  de  seus  pro-dutos  em  mais  de  60  países,  a  Camil movimenta diariamente no Brasil mais de  3.000  toneladas  em  248  veículos.
A área de logística da empresa tem o custo de 10% do faturamento bruto. Só no Estado de São Paulo, a Camil reali-za 400 entregas por dia em mais de 10 mil pontos de venda, sendo 65% delas num prazo de 24 horas.
O transporte rodoviário é responsá-vel por 79% da distribuição dos produ-tos  da  marca  no  País.  Já  o  aquaviário responde  por  14%  e  o  ferroviário,  por 7%. A curto prazo, a empresa prevê um crescimento de 10% em volumes opera-dos na navegação de cabotagem.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

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