Camil detecta demanda por cargas cada vez menores, o que exige maior eficiência da malha logística.
A Camil Alimentos, empresa que atua no beneficiamento, distribuição e comercialização de ar-roz e feijão, mantém uma meta de investir anualmente cerca de R$ 2 milhões na área de logística, como uma das estratégias de crescimento da empresa, que está fundamentada em três pilares: lançamento de produtos, aqui-sições e expansão geográfica no Brasil.
Porém a tendência de distribuição de cargas cada vez menores tem deman-dado maior eficiência da logística.
Com a mudança de hábito do con-sumidor final, as grandes varejistas passaram a realizar mais compras com menos volumes e a aplicar o sistema de reposição automático de pedidos para garantir o giro constante dos produtos nas gôndolas. Na visão da Camil, esse sistema só foi possível após o cliente perceber uma qualidade no prazo de atendimento de pedidos fracionados igual ao de carga fechada. De acordo com o diretor de lo-gística da Camil, Jaime Ghisi Filho, a tendência é as cargas se tornarem ainda menores, porém haver maior eficiência em toda a malha logística do País, “entrando em cena outros clientes que antes não tinham acesso a grandes indústrias”.“Desse modo”, acrescenta Jaime, “mais cargas continuarão sendo consi-deradas, porém com pontos de entrega dispersos, o que acabará por balancear os custos após a adequação dos trans-portes a esse novo mercado”.Com a restrição de circulação e do rodízio de caminhões na cidade de São Paulo, por exemplo, a empresa con-tratou mais VUCs e vans para suprir a demanda dos clientes e remanejou o trabalho dos colaboradores na ex-pedição noturna para a entrega das mercadorias após as 22 h. “Nessa ope-ração, não deixamos de atender nenhum cliente e não se perdeu nenhu-ma conta. Ao contrário, agora temos knowhow e veículos para continuar expandindo nossas entregas dentro da cidade de São Paulo”, explica o diretor da Camil.
Arroz e feijão Com faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2010, a Camil conta com 12 plan-tas no Brasil, nove no Uruguai e qua-tro no Chile. Com capacidade total de produção de 1,86 milhão de toneladas de grãos, mais de dois mil colabora-dores e comercialização de seus pro-dutos em mais de 60 países, a Camil movimenta diariamente no Brasil mais de 3.000 toneladas em 248 veículos.
A área de logística da empresa tem o custo de 10% do faturamento bruto. Só no Estado de São Paulo, a Camil reali-za 400 entregas por dia em mais de 10 mil pontos de venda, sendo 65% delas num prazo de 24 horas.
O transporte rodoviário é responsá-vel por 79% da distribuição dos produ-tos da marca no País. Já o aquaviário responde por 14% e o ferroviário, por 7%. A curto prazo, a empresa prevê um crescimento de 10% em volumes opera-dos na navegação de cabotagem.