A Elog iniciou um programa de automação dos sistemas de recebimento e saída de veículos em sua plataforma logística de Cubatão (SP) para aumentar a eficiência operacional da unidade.
Todos os portões de acesso à plataforma, localizada na Baixada Santista, agora contam com o sistema OCR (Optical Character Recognition).
O equipamento faz a leitura da placa e cruza com os dados que já estão carregados no sistema, que funciona paralelo ao programa de agendamento obrigatório de cargas no Porto de Santos. Caso a placa indique que a entrada do caminhão no porto está prevista para aquele dia, o acesso é permitido de imediato, economizando tempo dos operadores e dos motoristas.
Os dispositivos foram desenvolvidos internamente, de acordo com as necessidades da empresa e dos clientes que utilizam os serviços da plataforma, e instalados em todos os gates de entrada e em três portões de saída. “Todos os códigos dos equipamentos foram desenvolvidos pela Elog, o que nos dá liberdade para melhorar continuamente o projeto”, explica o gerente da unidade de Cubatão, Carlos Canno.
O tempo médio de entrada na unidade que, até pouco tempo, era de um minuto e meio caiu para cerca de 20 segundos. Segundo Canno, além da agilidade no atendimento ao cliente, o projeto apresenta ainda outras vantagens, como a segurança dos motoristas envolvidos. “Contribuímos também para a segurança dos transportadores, uma vez que evitamos a formação de filas nas rodovias”, explica.
A Elog ampliou ainda o número de gates na entrada da unidade, passando de sete para 11, e aperfeiçoou a sinalização da plataforma, favorecendo os processos realizados internamente pelos transportadores.