As novas empilhadeiras a diesel HT100Ds a HT180Ds com transmissão powershift da Linde são a segunda série na gama de capacidade de carga entre 10 e 18 toneladas que a Linde Material Handling está oferecendo aos seus clientes como uma alternativa ao conceito de transmissão hidrostática.
Os equipamentos compactos estabelecem novos padrões em sua classe de peso em termos de conforto, segurança, eficiência operacional e facilidade de manutenção. Devido à nova geometria do veículo, o condutor sempre tem uma visão clara da carga e rota e, portanto, condições ideais para um trabalho rápido e seguro. Além disso, o intervalo de manutenção aumentou para 750 horas de funcionamento. Isto significa que os equipamentos Linde não só são significativamente melhores do que o padrão do mercado, mas também satisfazem a crescente demanda por períodos de inatividade mais curtos pelos operadores logísticos portuários e empresas industriais.
Os novos equipamentos pesados são adequados para aplicações internas e externas, e podem lidar com uma ampla gama de tarefas de transporte, onde cargas pesadas precisam ser movidas com segurança e rapidez. Para que os clientes possam configurar os equipamentos de acordo com as suas aplicações específicas, a Linde atribuiu importância especial ao desenvolvimento de um conceito básico modular. As potências compactas oferecem 10, 12, 14, 15, 16 ou 18 toneladas de capacidade de carga e estão disponíveis com potência de motor de 129, 150 ou, opcionalmente, 170 kW. Além disso, quase todos os modelos podem ser fornecidos com um centro de gravidade de carga de 600 ou 1200 milímetros. Também está disponível uma ampla gama de posicionadores de garfos que podem ser ajustados de forma flexível para a tarefa específica de transporte para cada tipo de carga. Para o carregamento e descarregamento em superfícies difíceis, por exemplo, está disponível um posicionador de garfo com ajuste de nível de +/- 5 graus. Além disso, os clientes podem escolher entre garfos integrados, gancho e parafuso, bem como garfos guiados por eixo.
Design de fácil manutenção
Além do seu grande número de características e opcionais variáveis, os equipamentos pesados têm ainda mais a oferecer: em primeiro lugar, eles são caracterizados por design compacto apesar de suas capacidades de carga. O sistema de pós-tratamento dos gases de escape, incluindo o tubo de escape, a entrada de ar e o arrefecedor combinado, estão integrados no chassis dinâmico e dão ao operador uma visão clara do percurso durante a marcha ré. Além disso, a grande janela traseira, uma posição de assento quase central e a disposição intuitiva dos elementos de controle garantem um elevado nível de segurança de manobra para o condutor. Ao levantar cargas, o condutor tem uma vista desobstruída através do teto de vidro temperado panorâmico para os garfos e a carga. A cabine basculante em combinação com o refrigerador combinado integrado de nível assegura facilidade de manutenção. Enquanto a cabine pode ser inclinada para frente eletro-hidraulicamente, o refrigerador combinado abre para trás. A vantagem disso é que a cabine inclinada não ocupa espaço lateralmente e, assim, os técnicos de serviço podem acessar os componentes no compartimento do motor de ambos os lados. O design compacto do veículo é complementado por componentes particularmente robustos para o mastro, eixos, sistema hidráulico e transmissão. O motor MTU com pós-tratamento de escape integrado utilizando AdBlue ou Fluido de Escape de Diesel (DEF) cumpre as atuais normas de emissão da UE Estágio IV e EPA Nível 4 e é silencioso, confiável e eficiente em termos de consumo de combustível. A manutenção só é necessária após 750 horas de operação, o que não só torna um serviço mais amigável, mas também mais econômico do que outros motores no mercado que precisam ser submetidos a manutenção mais cedo, após cerca de 500 horas de funcionamento.
Grande variedade de recursos opcionais
Como é habitual na Linde, há uma extensa lista de recursos adicionais para que os clientes possam otimizar os caminhões de acordo com suas aplicações específicas. Em primeiro lugar, estes incluem o Linde SMS (Sistema de Monitoramento de Serviço), que não só indica dados importantes de operação e uso para o driver, como também calcula os intervalos de serviço para o caminhão com base nessas informações. Um novo benefício é que, além das horas de funcionamento, o sistema também pode detectar se o caminhão está realmente em movimento ou estacionado, mas com o motor em funcionamento. Assim, o número de trocas de óleo para transmissão, eixo motor e sistema hidráulico pode ser determinado com base no uso e, portanto, significativamente reduzido, o que impacta diretamente em tempo e custo. Outras opções úteis do equipamento incluem, por exemplo, monitores de 7 polegadas na cabine, uma câmera de visão traseira com alarme automático de radar de reversão e numerosos anexos que facilitam o transporte de cargas volumosas e longas.
Heavy trucks para o mercado global
Os novos equipamentos pesados HT100Ds a HT180Ds são oferecidos em todo o mundo com dois tipos de motores, MTU e Perkins, dependendo da classe de emissão aplicável da região alvo. Mesmo antes do seu lançamento no mercado, os equipamentos demonstraram o seu valor em ensaios de campo a longo prazo: por exemplo, na logística portuária no transporte de material a granel e produtos siderúrgicos no porto de Flixborough, no Reino Unido, e na BESTA Eisen- und Stahlhandelsgesellschaft Em Lübbecke, Alemanha. Outros campos potenciais de aplicação para os novos equipamentos incluem, por exemplo, a construção, indústria madeireira e indústrias automotivas.
Linde Material Handling GmbH
A Linde Material Handling GmbH, uma empresa da KION GROUP AG, está entre as maiores fabricantes mundiais de empilhadeiras e equipamentos de armazém e é líder de mercado na Europa. Além disso, a empresa oferece hoje seu know-how, adquirido durante décadas de desenvolvimento e fabricação de sistemas de acionamento elétrico, a clientes externos para uma ampla variedade de aplicações. Como empresa internacional, a Linde Material Handling opera plantas de produção e montagem em todas as regiões importantes do mundo, e possui uma rede global de vendas e serviços com escritórios em mais de 100 países.
Para Stefan Rehm, o mercado brasileiro precisa estar aberto a esta inovação. “Eu concordo que é um desafio trazer o Blockchain para o Brasil, porque a tecnologia é muito nova, mas se todos esperarem o momento certo chegar, ele nunca chega. É um desafio, mas somos empreendedores. Se não investirmos agora, outros virão. Não acredito que a tecnologia seja cara, mas sim todo o processo de treinamento e adoção dos procedimentos pelo mercado”, aponta.