De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Intermec, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de captura de dados e informações, as companhias de transporte e logística acreditam que munir a força de trabalho com novas tecnologias poderia reduzir em 30% o tempo de processos de coleta e em 29% o tempo de entrega, impulsionando os níveis de eficiência operacional e atendendo melhor às demandas dos clientes.
Estas foram as principais constatações da pesquisa que ouviu empresas no Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos e Nova Zelândia. O estudo aponta que 38% das organizações dos Estados Unidos veem a eficiência operacional como a área de maior importância estratégica para os negócios.
Apesar do estudo não ter sido realizado no Brasil, o Gerente de Negócios para Canais da Intermec Brasil, Reinaldo Andrade, considera que as demandas por tecnologias de identificação automática e captura de dados (AIDC) pelas empresas de logística e transporte são similares às do exterior.
Pelo estudo, 77% das organizações disseram que seus clientes agora exigem que os serviços sejam entregues no mesmo dia e 92% das companhias afirmam que atender estas expectativas exige ajustes que representam desafios significativos para seus negócios.
Muitos indicam que o atendimento à demanda dos clientes pode melhorar pela automatização de processos-chave nas áreas de coleta e na operação de entrega e pela adoção de novas tecnologias, como GPS e dispositivos móveis com acesso à banda larga, para os motoristas e entregadores. As empresas preveem que pela adoção destas tecnologias, o tempo gasto com coleta e entrega pode ser reduzida em 3’08” e 2’41” respectivamente, provendo um impulso na eficiência do trabalhador móvel.
“Investir no tempo para rever os processos atuais pode ser visto como uma tarefa difícil, mas os benefícios mostram que vale a pena”, avalia o diretor de Marketing da Intermec para a Indústria de Transporte e Logística, Jeff Sibio.