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ford1A Ford introduziu um novo sistema de montagem de carroceria com medição a laser na sua fábrica de Camaçari, na Bahia, para a produção do EcoSport 2018, similar ao aplicado na moderna unidade que produz o Mustang em Flat Rock, nos Estados Unidos.

A nova tecnologia destaca-se por oferecer alta precisão nos parâmetros de montagem. Os investimentos na fábrica foram iniciados há dois anos e incluem também a instalação de 22 novas máquinas robotizadas na área da carroceria, novos manipuladores e equipamentos na linha de montagem e um amplo programa de treinamento para todos os operadores. Desde março, a unidade opera em três turnos como preparação para o lançamento.

O sistema a laser, chamado “Net Forming & Piercing”, garante um altíssimo nível de ajuste na montagem da parte dianteira do veículo. Ele escaneia cada peça individualmente e, por meio de cálculos vetoriais, fornece aos robôs os pontos exatos para a sua furação.  “O Novo EcoSport é o segundo veículo no mundo, depois do Mustang, a utilizar esse processo. Ele elimina eventuais variações dimensionais nas peças e traz uma precisão maior na montagem, com tolerâncias de menos de meio milímetro”, diz Silvio Illi, gerente do Complexo Industrial Ford Nordeste.

Prensas automatizadas
Na estamparia, que conta com linha de prensas automatizada de alta capacidade, na base de 800 peças/hora, foram instalados novos ferramentais para a produção de peças mais complexas, como o capô, teto solar e painéis de portas do utilitário esportivo. A linha de montagem tem um fluxo mais eficiente com mudanças no layout e no sequenciamento de peças. Os pneus, por exemplo, são abastecidos por um novo transportador aéreo com sistema de caracol e novos braços pneumáticos foram adotados para a instalação de itens como teto solar, capô e radiador.

O gerenciamento da qualidade também ficou mais sofisticado, com um sistema à prova de erro que reconhece o veículo sendo montado na linha e, por meio de luzes, direciona o operador para as peças corretas a serem utilizadas. O sistema faz ao mesmo tempo o controle de estoque e avisa se uma peça errada for retirada. Outra novidade são as antenas de radiofrequência instaladas na linha para ativar automaticamente o sistema de monitoramento de pressão dos pneus – item de série em todas as versões do Novo EcoSport. Para checar a parte eletrônica e a arquitetura elétrica totalmente nova do veículo é usado um sistema avançado de programação, ajuste e diagnóstico, chamado ECATS.

“Com o investimento feito em manufatura, tecnologia e treinamento, tudo contribui para a fábrica funcionar como um relógio”, completa Silvio Illi. “O Novo EcoSport é um dos melhores lançamentos que já fizemos, com um grande entrosamento entre todas as áreas envolvidas, e estamos preparados para acelerar a produção. ”

By gab