 Um game foi criado no Brasil especialmente para estimular boas práticas ao volante. Nesta terça-feira (18/07), entra no ar o PFC (Programa para Formação de Condutores), mais completo curso para formação de condutores corporativos da América Latina.
Um game foi criado no Brasil especialmente para estimular boas práticas ao volante. Nesta terça-feira (18/07), entra no ar o PFC (Programa para Formação de Condutores), mais completo curso para formação de condutores corporativos da América Latina.
A capacitação tem uma proposta inovadora no segmento de Gestão de Frotas e Mobilidade Corporativa. A metodologia é baseada na gameficação, um sistema no qual os alunos que mais se destacarem nas atividades propostas, em cada etapa, são reconhecidos com diversas premiações e o grande campeão é contemplado com um carro zero km. Todos motoristas aprovados são certificados pelo selo CFD (Certified Fleet Driver). A plataforma EAD inteligente oferece material extra de apoio, com mais de 100 vídeos, além de exercícios. A capacitação é desenvolvida em oito módulos totalmente online, distribuídos em quatro meses. Cada módulo com uma aula ao vivo, na qual o aluno pode interagir com o professor. Podem participar profissionais que conduzem os carros de uma empresa, para fins comerciais ou técnicos.
O PFC é mais uma das iniciativas do Instituto PARAR, centro de capacitação para profissionais de frotas e mobilidade corporativa do Brasil. Tem como objetivo de desenvolver técnicas, habilidades e atitudes necessárias à prática de direção defensiva e preventiva, de forma responsável e solidária. A expectativa é certificar dez mil condutores até o final deste ano. Empresas interessadas podem realizar a inscrição de seus funcionários no PFC neste link: www.institutoparar.com.br/pararpfc.
Segundo a ABRAMET, 93% dos acidentes são causados por negligência humana, ou seja, poderiam ser evitados por uma melhor prática por parte dos motoristas. Quando se fala no mercado corporativo, responsáveis por 5 milhões dos veículos que circulam no Brasil, esse dado é ainda mais preocupante. “É uma responsabilidade das empresas treinarem e profissionalizarem esses condutores. O PFC irá ajudar as companhias a disseminarem a cultura de segurança e a transformarem o comportamento dos seus condutores”, explica Flavio Tavares, líder do Instituto PARAR.
Professores renomados
O PFC será ministrado por pilotos e especialistas de renome nacional e internacional. Dentre eles, Cesar Urnhani, piloto de testes e apresentador do Auto Esporte (Rede Globo), Ingo Hoffmann, o maior campeão da história da Stock Car no Brasil, Luciano Burti, ex-piloto da Fórmula-1 e da Stock Car e comentarista de Fórmula-1 da Rede Globo e Helena Deyama, piloto considerada a lenda do off-road brasileiro. O time também é composto por Denis Marum, engenheiro mecânico, especialista em automóveis e colunista do G1, Ordeli Savedra Gomes, tenente-coronel da Reserva da Brigada Militar/RS e autor do livro “Trânsito de A a Z”, Renato Cobra, especialista em Fisiologia do Exercício e responsável pelo treinamento de atletas como o piloto Ricardo Maurício (Fórmula Ford e Stock Car), e Dr. Dirceu Rodrigues, diretor de comunicação do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego).
