A Rede atacadista Tenda implementou no início desse ano a solução de coletores de dados por comando de voz da Seal Tecnologia, empresa de soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID.
Presente no mercado desde 2001 com lojas-armazém distribuídas por todo o estado de São Paulo, o Tenda Atacado buscou essa solução para eliminar falhas em suas operações. Adotada no centro de distribuição em Guarulhos, que abastece diversas lojas na cidade, o coletor por comandos de voz realiza a automação do depósito de forma segura e reduz consideravelmente os erros no abastecimento, reposição, separação, estoque e carregamento de produtos.
Com 59 equipamentos implantados, o sistema dos coletores interpreta a voz humana, interage com o operador e retorna com instruções claras, ou seja, o colaborador não lê as orientações, simplesmente as ouve e executa, aumentando sua produtividade. A tecnologia é constituída por um terminal portátil, um head set, baterias, demais acessórios e o software Kairos (desenvolvido pela Seal) para a integração com qualquer WMS (“warehouse management system”, sistema de gerenciamento de armazéns).
Antes, o Tenda realizava seus processos através de planilhas manuais e por escrito que ainda tinham que ser transferidas para o computador para gerar os gráficos, o que ocasionava muitos erros de operação, baixa produtividade, além do grande volume de manuseio e consumo de papel para a impressão. Agora, é tudo automático, eliminando a carga burocrática das operações e garantindo 100% de assertividade nos dados. Houve melhora no tempo de preparação dos mapas de separação, na velocidade do carregamento, no tempo de treinamento (em torno de apenas duas horas por usuário), além dos relatórios gerenciais serem acompanhados em tempo real através de tablets. A partir do momento em que o colaborador interage com o sistema, as ações se transformam em dados, então ele não precisa mais puxar informações de planilhas manuais pra depois processar e lançar no sistema. Além disso, a produtividade naturalmente aumenta, pois ele está com as duas mãos livres, ouvindo os comandos do sistema, o que possibilita maior velocidade na realização das atividades.