rentank-img


               rentank-img

Dentro de um armazém, um dos primeiros itens que entra em pauta quando se começa a discutir sustentabiidade é a economia de energia elétrica com iluminação.

A razão é simples, além de cara, a energia elétrica é um bem renovável no Brasil, mas que depende do desgaste da natureza para sobreviver (leia-se hidrelétricas).

 

O ideal seria que as empresas pudessem se auto alimentar, sem a necessidade de consumir energia externa. No entanto, a realidade é diferente. E a indústria brasileira, assim como a maioria das empresas no mundo, não foi preparada para pensar em estratégias ou soluções para se autosustentar e se tornar independente de recursos naturais.

Já para as empresas que resolveram entrar nesse barco, a boa noticia é que os armazéns têm boas soluções para reduzir o consumo de energia ou tornar o uso menos oneroso e mais sustentável. Confira algumas soluções para otimizar a iluminação em centros de distribuição.

 

  • Aproveite a iluminação natural do dia para evitar o uso da energia elétrica;
  • Adote telhas translúcidas, se o projeto do armazém permitir, isso ajudará a aproveitar a luz do sol durante a operação diária;
  • Avalie as áreas do armazém com menos ausência de luz e as que mais necessitam de luz. Com essa informações redesenhe o projeto de iluminação artificial, pensando em evitar desperdícios;
  • Observe o comportamento da operação e os horários em que a energia é mais necessária. Remaneje o que for excessivo;
  • Procure no mercado sistemas de iluminação econômicos e que não emitem calor no ambiente;
  • Não aposte em iluminação por sensor em locais com muito movimento, as lâmpadas queimarão com facilidade (em razão do constante acende e apaga) e isso exigirá trocas frequentes.

 

*Mauricio Miranda                                                                                                  

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain