Saiba como os equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais favoreceram a instalação da usina de tubos de aço em Jeceaba, Minas Gerais.
A Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB) é uma joint venture formada pelo Grupo francês Vallourec e pelo japonês Sumitomo Metals. Par-ceiras há mais de 30 anos no campo de conexões premium para o setor de óleo e gás, elas instalaram um com-plexo siderúrgico em Jeceaba, Minas Gerais, com uma das tecnologias mais avançadas em siderúrgica. O empreendimento terá aciaria com capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de aço bruto/ano e laminação capaz de produzir 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura/ano. Os tubos terão alto valor agregado e serão exportados, atendendo a demanda do setor petrolí-fero mundial. A expectativa também é de que o complexo gere aproximada-mente 1,5 mil empregos diretos.
Durante as obras da usina, mais especificamente em outubro de 2009, o Grupo contratou a Elba Equipamentos e Serviços, empresa especializada em atividades logísticas, para gerir os al-moxarifados de investimentos, a des-carga, a movimentação, a armazenagem e a expedição de todos os materiais e equipamentos industriais que compõem o alto forno, a aciaria e a laminação da siderúrgica. Para se ter ideia do volume operacional no período de pico da obra, o complexo VSB terá cerca de sete mil postos de trabalho temporários.
Operação
Até o final do projeto, a Elba é responsável por movimentar 100% dos materiais e cargas para a mon-tagem da usina, como pequenos ma-teriais (miscelâneas), grandes caixas com equipamentos e peças diversas, equipamentos e materiais de grande porte (até 130 t), tubulações, entre outros itens. Os desafios iniciais do projeto eram justamente adequar a equipe e
colocar em operação toda a infraes-trutura (contêineres de escritórios, almoxarifados, vestiários, banheiros, etc.), os equipamentos de movimenta-ção e armazenagem (guindastes, reach stackers, empilhadeiras, manipulado-res telescópicos, geradores, torres de iluminação, entre outros), atendendo as necessidades da obra.
Com o dimensionamento dos re-cursos e a infraestrutura montada, a operação passou a receber grande parte dos materiais utilizados já em novembro de 2009. Para ajudar nes-se processo, a Elba implementou um WMS (“warehouse management sys-tem”, sistema de gerenciamento de ar-mazém). O sistema sofreu modificações para melhor se adaptar às atividades e às características exigidas pela VSB.
Uma das primeiras funções do software foi cadastrar a prévia da programação de materiais, que, ao desembarcarem na obra, passam por conferência e etiquetagem, sendo posteriormente disponibilizados no estoque.
A partir dessa etapa, o sistema de gestão iniciou o recebimento de demandas de materiais e equipamentos necessários para a montagem da usina. Apresentadas por meio de requisições, essas demandas eram separadas, movimentadas e disponibilizadas pela equipe da Elba. Para facilitar esse processo, principalmente o da requisição de materiais, foi criada uma central de atendimento, que sanava dúvidas em relação ao desenho, ao local de aplicação dos materiais, aos saldos em estoque, etc. O atendimento das requisições dentro do fluxo logístico implantado pela Elba suporta as demandas do cliente e de outros subcontratados, proporcionando um fluxo de materiaise equipamentos no ritmo necessário para a realização da obra.
A diversidade de materiais, como peças de pequeno porte, materiais e equipamentos de grande porte (até 130 t) exige desafios diários de gestão, para o qual é necessário otimizar todos os processos, na utilização dos equipamentos envolvidos e na máxima segurança das operações (planos de Rigging, treinamentos de comportamento seguro, programa interno de gestão de segurança e desempenho, entre outros
procedimentos). Todas essas ações e esforços têm proporcionado resultados expressivos de desempenho e segurança. Com isso, a Elba registrou ele-vados índices de segurança junto à VSB, pois em onze meses de trabalho intenso não houve apontamento de acidentes com afastamento, apesar do grande risco envolvido nas operações de movimentação e elevação de car-gas pesadas. Um dos motivos que le-varam o Grupo VSB a optar pela Elba foi justamente o respeito à equipe. A empresa já tem histórico no quesito qualidade e recentemente recebeu o prêmio Top Crane 2010, na categoria segurança ocupacional no grupo de elevação e movimentação de cargas pesadas e especiais.
Para essa operação, a Elba conta com 122 colaboradores, envolvidos diretamente no dia a dia da obra, além de uma grande equipe de su-porte que proporciona à Elba e à VSB os índices esperados, como ge-renciamento dos almoxarifados ca-pex (número de descargas/dia, tempo de atendimento das requisições e disposição de packing lists, etc.), se-gurança no trabalho, disponibilida-de de equipamentos e atendimento preciso aos usuários e montadores.
Um exemplo de que as operações de construção e desenvolvimento de in-fraestrutura estão mais atentas aos benefícios da intralogística.