Uma das maiores lideranças globais em movimentação e armazenagem de materiais e sistemas de automação e transportes para armazéns, o Grupo KION apresentará as mais recentes inovações de suas marcas Linde, STILL e Dematic na Feira MOVIMAT 2017 – Salão de Logística Integrada, que nesse ano acontece em paralelo à Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, de 16 a 19 de outubro no São Paulo Expo.
Na feira, o visitante será convidado a experimentar a Logística 4.0, que está revolucionando a indústria, com a Internet das Coisas e a digitalização promovendo a integração entre processos, máquinas e pessoas. A KION se posiciona como protagonista nessa nova era, apostando em tecnologias inovadoras, software para automação e gerenciamento de processos, integração de toda a cadeia logística. A recente aquisição da Dematic, player global em soluções para automação de armazenagem, a compra da Egemin, maior fabricante mundial de AGV’s (veículos autônomos guiados), os investimentos em software e aplicativos para gestão de frota indicam o caminho do futuro do Grupo no mercado.
Para atuar nessa era da Logística 4.0, as marcas Linde, STILL e Dematic se apresentam de forma conjunta, cada uma com ênfase em seu core-business. A Linde traz soluções robustas, como a empilhadeira de grande porte de 16t, para movimentação de contêineres vazios, que pode ser utilizada em operações portuárias, entre outras. A STILL, líder no mercado brasileiro de movimentação e armazenagem de materiais, mostra sua força com uma completa linha de equipamentos, desde transpaleteiras elétricas, equipamentos para armazenagem em geral, além de empilhadeiras contrabalançadas elétricas, com baterias de chumbo-ácido ou com lithium-ion, e ainda máquinas contrabalançadas à combustão. Todos esses equipamentos compõem o cenário para os sistemas integrados em automação de armazéns da Dematic, que tem soluções completas para diversos setores do mercado.
“Com o crescimento do mercado eletrônico, devido aos novos padrões de consumo, há a necessidade cada vez maior de criar o futuro. Somente reagir a pedidos já não é mais suficiente em alguns segmentos. Para uma logística efetiva e assertiva, empresas têm apostado cada vez mais em tecnologias que analisam o big data e fazem predições sobre o que será comprado e em que período. Temos investido na automação de nossos equipamentos e em conectividade. As empresas não querem fazer a gestão de sua frota, querem delegar isso e focar no seu negócio”, afirma Frank Bender, CEO da KION South America, detentora das marcas Linde, STILL e Dematic na América Latina.
Trajetória do KION Group e da KION South America
O início do KION Group remonta a uma trajetória de conquistas e avanços no mercado de movimentação de materiais: a partir de 2006, houve a formação do Grupo KION, adquirido pela KKR/GSCP, ao qual foram incorporadas outras marcas: Baoli (máquinas de nicho econômico), Voltas (KION Índia) e a parceria estratégica com a Weichai Power. Outros movimentos foram a abertura de capital do KION Group AG, a parceria com a Balyo para soluções de robótica, a aquisição da belga Egemin Handling Automation e da americana Retrotech e, em 2016, anúncio da aquisição da Dematic.
A chegada de cada negócio ao Brasil aconteceu de forma separada. A Linde veio em 1996, enquanto a STILL chegou em 1999, com crescimento rápido ao fornecer máquinas elétricas. Em 2001, a empresa adquiriu a Ameise, que fabricava empilhadeiras há 40 anos, tinha a maior rede de representação no Brasil e a maior participação de mercado em equipamentos de armazenagem. Em 2016 também foi anunciada uma mudança mundial de governança, com objetivo de tornar o Grupo mais eficiente e estabelecer uma melhor gestão das marcas que congrega. As mudanças atingiram principalmente a parte industrial, Pesquisa e Desenvolvimento, Logística e Suprimentos. Esses departamentos, que até então funcionavam de maneira independente, passaram a trabalhar em conjunto, buscando a redução dos custos e o aumento da eficiência. As fábricas foram racionalizadas, de forma que, onde determinado mercado não é suficientemente grande para produzir mais de uma marca, a planta fabril se voltará para a marca dominante.
Número um no Brasil, com liderança da marca STILL há anos, a KION South America produz máquinas nacionais com o benefício Finame/BNDES, especialmente projetadas para as particularidades do mercado local, contando com corpo de engenharia própria integrada à organização CTO (Chief Technology Officer) voltada para P&D global do Grupo. A fábrica de Indaiatuba, interior de São Paulo, tem 50 mil m2 e é dedicada à produção de equipamentos de armazenagem, empilhadeiras contrabalançadas elétricas e à combustão para toda a América do Sul. A filial de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo concentra a área de atendimento ao cliente em vendas e locação de equipamentos, máquinas seminovas e serviços de Pós-Vendas completos.
O posicionamento adotado pela KION South America com relação à rede de distribuidores no país é a de ter uma rede dual brand para o segmento Premium, Linde e STILL, com acesso a toda linha de produtos das duas marcas, visando fortalecer o melhor pós-venda, reconhecido por oito anos consecutivos pelo mercado, em todo o território nacional e aprimorar a cobertura de atuação. São mais de 90 pontos de vendas e serviços na América Latina.
Logística 4.0
As recentes aquisições da empresa – a belga Egemin, uma das maiores companhias de automação de intralogística do mundo e a norte-americana Retrotech, especializada na integração de empilhadeiras com software utilizados pelos clientes na gestão de suas empresas, tiveram como objetivo introduzir e conduzir o KION Group à liderança das soluções da chamada Intralogística 4.0.
Com mais de 600 colaboradores em 18 países, atendendo a 90% dos clientes em até duas horas, o KION Group passa a ser um player único em Intralogística 4.0: o maior fornecedor de empilhadeiras do mercado global (2015, de acordo com pesquisa revista americana Modern Materials Handling), com receita em mais de 5 bilhões de Euros, e o maior fornecedor de sistemas automatizados de armazém (2015), com receita em cerca de 2 bilhões de Euros.