Manserv-inova-drone

Manserv-inova-droneUtilizando um veículo aéreo não tripulado (VANT), ou Drone, como é mais conhecido, a Manserv Facilities desenvolveu uma solução pioneira para aumentar a eficiência e segurança durante a inspeção de telhados de instalações fabris e empresariais. A nova solução, colocada em prática em outubro de 2015 na planta da Johnson & Johnson, em São José dos Campos (SP), alcançou uma redução média de horas trabalhadas de 70% em comparação ao processo feito somente com a interferência humana.

A tecnologia começou a ser desenvolvida após uma série de estudos elaborados pela companhia, no início de 2015, envolvendo as unidades de negócio de Engenharia e Operações de Facilities, buscando aprimorar dois aspectos essenciais para o trabalho: a eficiência e a segurança dos colaboradores.

Com isso, a Manserv investiu cerca de R$ 30 mil na capacitação da sua equipe de telhadistas, composta por três profissionais, que passou por treinamentos práticos e teóricos em instituições especializadas, tornando-se operadores de voo especializados em inspeção. “Com a implementação desta solução inovadora, pudemos aprimorar e sofisticar todo o projeto, em diversas frentes. Conseguimos aumentar a produtividade, qualificar nossos profissionais telhadistas, que agora são técnicos certificados de voo, e também reduzir a quase zero os riscos naturais da operação em telhados. O sucesso desta atividade já nos desafia a novas possibilidades com o uso dessa tecnologia”, afirmou Ricardo Moreira, diretor geral da Manserv Facilities.

Para que pudessem operar o drone, os telhadistas passaram por um rigoroso curso, com etapas teórica e prática – essa em treinamento no campus da Universidade de São Paulo (USP). Após receberem a certificação, aprimoraram as suas técnicas de voo com horas complementares feitas em uma aeronave “piloto” adquirida também pela Manserv. Em sua nova colocação, os operadores agora podem concluir a inspeção do telhado em menos de duas horas.

Nos moldes anteriores, para a realização do processo, era necessário que um telhadista e um assistente, chamado meio oficial, realizassem a tarefa. Ambos teriam que dispor de, pelo menos, seis horas para realizá-la. “Além do evidente ganho de produtividade, a capacitação destes profissionais deve ser destacada. Com o treinamento, nossa equipe agora conta com três profissionais capacitados a operar voos com o DRONE em inspeções prediais, que poderão executar a sua função com ainda mais assertividade e segurança”, afirmou o executivo.

Nesse sentido, a aeronave, equipada com uma câmera de altíssima resolução (4K), permite que sejam analisados locais de difícil acesso, que podem ser vistos em detalhes, graças à regulagem de zoom do equipamento. Outra funcionalidade do veículo é a possibilidade de gravar todo o trajeto para análises posteriores. Além disso, o dispositivo também conta com um sofisticado sistema de inteligência artificial, que, em caso de perda de sinal ou de fatores, como vento forte e chuva, aciona automaticamente a função piloto automático do VANT, realizando o trajeto reverso e retornando ao ponto inicial de decolagem.

Veja o vídeo do drone em ação:

https://www.youtube.com/watch?v=1JbVO2WvB0E

By gab