A Máxima Sistemas, companhia especializada em tecnologias para a gestão e o desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas e logística, inova no segmento atacadista com o lançamento de uma plataforma B2B voltada para atender este mercado.
A ferramenta permite a interação comercial do cliente com a sua base, ou seja, o varejista, utilizando conceitos B2B, facilitando ainda mais o acesso às informações e transações comerciais. Tudo isso categorizado por cliente. Isto é, o atacadista distribuidor tem a autonomia de criar categorias de acesso às informações de acordo com o nível de relacionamento que ele tem com seu próprio cliente. Na prática, o cliente só vê no Portal as informações que o atacadista permitir, seja a visualização completa do mix, do estoque, dos valores ou apenas o catálogo de produtos, sem preços ou disponibilidade. E também pode parametrizar se o cliente varejista enviará o pedido diretamente ao atacadista ou ao RCA. A escolha é do atacadista distribuidor.
As vantagens da distribuição por meio do conceito B2B são muitas, já que o modelo concentra aspectos que são inovadores e podem influenciar as distribuidoras no futuro. O primeiro motivador é a possibilidade de ter um canal direto de comunicação que otimiza tempo, processos comerciais e a relação dos distribuidores com o varejo. A segunda inovação são as possibilidades na logística de suprimentos e gestão comercial, permitindo que o atacadista distribuidor se faça presente em seus clientes mesmo sem estar presente, sem necessidades de visitas constantes, considerado que o sistema online, em nuvem, opera integrado ao ERP (“enterprise resource planning”, planejamento do recurso empresarial).