boston consulting front

boston consulting front

O Brasil passou, recentemente, por uma fase de estabilidade econômica. Segundo um estudo realizado pelo instituto The Boston Consulting Group (BCG), esse progresso ocorreu em virtude do aumento de empregos, que por sua vez resultou no aceleramento do consumo interno e por consequência, o país superou – na última década- a marca de 10 mil dólares de PIB per capita e se tornou a sexta maior economia mundial.

Entretanto, a análise também aponta que mesmo com o aumento expressivo de empregados no Brasil (74% de crescimento), apenas 26% em desses ganhos foram atribuídos a produtividade empresarial. Dessa maneira, o aumento da produtividade continua sendo um desafio para muitas empresas, sobretudo quando abordada sobre a ótica de suprimentos.  

 

Segundo o coordenador da área de Logística do Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), Roberts Reis, a produtividade é um desafio que deve ser continuamente encarado pelos empresários brasileiros. O especialista concorda com os estudos da BCG e aponta outros problemas que influenciam o setor, “a indefinição dos processos e padrões, equipamentos inadequados, profissionais desqualificados e sem treinamento também devem ser considerados”, comenta o coordenador.  

 

Nessas condições, o coordenador conta que é necessário que as corporações possuam essa preocupação e realizem mudanças de aplicação interna. Se tratando da produtividade da seção de suprimentos, os estudos da BCG afirmam que o aumento da produtividade por ser realizado através da gestão do valor de produtos e ou serviços.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *