No início de janeiro, o presidente do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Rafael Reif, foi conferir de perto a aula inaugural da primeira turma do novo curso da instituição: Um mestrado semi-presencial em Supply Chain Management, cuja primeira parte tinha sido realizada online e agora iniciava a parte presencial.
Entre os alunos, 3 brasileiros, vindos de Minas Gerais, São Paulo e Brasília, haviam acabado de chegar para fazer parte da primeira turma. Após a nevasca do dia anterior, as ruas estavam escorregadias e cobertas de neve, sob um “friozinho” de 15oC abaixo de zero. Apenas mais um desafio dentro dos muitos que haviam passado ou que ainda estavam por vir.
O MIT é hoje considerado a melhor universidade do mundo, segundo o ranking da QS. Seu mestrado em Supply Chain Management é também considerado o melhor curso do mundo na área, por isso o peso das iniciativas da instituição. O MIT lançou em 2012, junto com Harvard e outras universidades de prestígio, o EdX, uma plataforma de cursos online que, assim como outras plataformas como Coursera e Udacity, disponibiliza milhares de cursos das melhores universidades do mundo gratuitos em sua maior parte. Muitos desses cursos valem créditos nas próprias universidades. O Micromaster em Supply Chain Management do MIT, por exemplo, é aceito como crédito em outras 5 Universidades na Austrália, Guatemala e Estados Unidos.
Este “Micro Mestrado” em é composto por 5 cursos online e uma prova final e ensina conteúdos relevantes em logística e cadeia de suprimentos como: Gerenciamento de Inventário, Previsão de Demanda, Otimização de Malha logística e muito mais. Cada um dos 5 cursos online tem duração de 10 a 12 semanas, têm uma carga relevante de matemática aplicada, requerem dedicação de 8 a 12 horas semanais. A prova final pode ser feita online ou presencialmente: caso feita online, a prova não perde em rigor para a prova presencial, pois requer a instalação de um aplicativo que monitora microfone, tela e câmera do aluno durante a prova. No total, o curso online leva ao redor de 1,5 anos para ser concluído, e dos mais de 200 mil alunos inscritos em alguns dos 5 cursos, cerca de 600 alunos completaram o MicroMasters em maio de 2017 e mais ao redor de 1000 alunos em fevereiro de 2018.
Todos que completam o MicroMasters podem aplicar para o Mestrado no MIT. Sendo aceitos, se juntam em janeiro aos outros 40 alunos do programa de Mestrado regular (todo presencial, com duração de um ano) no campus em Cambridge, Massachusetts, e em junho do mesmo ano todos recebem do MIT o título de Mestre.
Um dos pontos fortes do chamado “Blended Masters”, algo como Mestrado Misto, em português, é combinar a parte online e a parte presencial e tirar proveito das duas. A parte online permite que cada aluno assista as aulas conforme seu próprio ritmo e disponibilidade, combinando vídeos, exercícios e provas, sendo mais apropriado para o fundo teórico e analítico. Já a parte presencial é a ideal para desenvolver competências como comunicação, trabalho em equipe e liderança, igualmente importantes para os profissionais. Outros institutos da mesma Universidade já planejam lançar mestrados combinados com parte online e presencial.
Além disso, a inversão no processo de admissão é uma das grandes inovações do programa. O aluno não mais precisa passar pelo rigoroso processo seletivo da instituição para ter acesso ao precioso conteúdo dos cursos. O primeiro contato com os cursos pode ser gratuito, flexível e acessível de qualquer parte do mundo. Conforme evolução do curso e relevância para o momento profissional, o estudante pode optar ou por uma certificação digital de cada curso, pelo MicroMasters e, em última instância, aplicar para o Mestrado aqui no MIT.
Além da inovação, que faz parte da essência do MIT, a iniciativa faz parte de sua estratégia de democratizar a educação e diminuir barreiras de acesso para estudantes de todo o mundo. O presidente do Instituto, Rafael Reif, reforçou a mensagem que os programas de MicroMasters e Mestrados Mistos são estratégicos para o MIT, e citou seu tempo de estudante universitário na Venezuela, onde os livros do MIT representavam um sonho distante. Ele estava honrado de diminuir estas distâncias para estudantes do mundo inteiro, e os alunos também honrados de fazer parte da primeira turma do Blended Masters.
Esta primeira turma é composta por 40 alunos de 23 nacionalidades com experiência média de 7 anos em indústrias tão diversas quanto petróleo e ajuda humanitária. Desses, 3 são brasileiros, formados na USP, UFMG e Unicamp, que trabalhavam em consultoria, indústria de cimento e indústria do petróleo até logo antes de se juntarem ao curso. Já os mais 200 mil estudantes dos cursos online vêm de 196 países (sim, quase todos), diversas indústrias e empresas locais e globais. Estes estudantes alegam que os cursos são realmente de ponta e que o conteúdo auxiliou melhoria da performance e promoções no ambiente de trabalho.
Mais informações sobre o Micromaster Online em Supply Chain Management do MIT podem ser obtidas em micromasters.mit.edu/scm/. A próxima turma inicia em 4 de abril com a matéria Supply Chain Analytics, que fornece ao estudante conceitos matemáticos fundamentais para gestão da cadeia de suprimento como estatística e gerenciamento de incertezas.
Por Rafaela Nunes, Fábio Castro e Michel Groenner