O TCP Log, subsidiária dedicada a serviços de integração da cadeia logística com transporte intermodal do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), implantou sua segunda base intermodal na cidade de Araucária (PR).
A nova base tem como objetivo atender clientes do Sul do estado, em especial nos setores de cargas florestais e porcelanato, oferecendo serviços de armazenagem, estufagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte desde e até o Porto de Paranaguá.
A implantação do TCP Log na cidade de Araucária ocorre em parceria com o Van Moer Group, empresa belga especializada em logística. O TCP é responsável pela gestão completa da operação, que, desde agosto, realiza o transporte rodoviário de madeira proveniente do sudoeste do Paraná. A operação por ferrovia realizada em parceria com a Brado Logistica, tem previsão de início até o final de 2014 e será outro atrativo para os clientes da região.
Segundo Juarez Mores e Silva, diretor-superintendente comercial do TCP, a abertura da base em Araucária é estratégica para o Terminal. A iniciativa expande para além dos limites do Porto de Paranaguá a atuação do TCP, que planeja novas bases em importantes regiões paranaenses.
“A implantação permite que o TCP atenda a região Sul e sudoeste do Paraná, tornando-se mais competitivo em relação a outros portos. Oferecemos infraestrutura e custos mais atraentes, com a mesma qualidade do serviço oferecido em Ponta Grossa, nossa primeira base, transferindo ganhos a toda a cadeia produtiva”, explica.
O executivo destaca ainda que um dos grandes diferenciais do TCP Log é contar com a única conexão direta entre o porto e a ferrovia nos estados do Parana e Santa Catarina, movimentando hoje mais de seis mil contêineres/mês. “Nosso objetivo é operar acima de 9000 contêineres/mês por ferrovia em 2015 e incluir o segmento de porcelanato e a importação dentre os serviços oferecidos pelo TCP log”, conclui.