Os Correios e o Aeroporto Internacional de Viracopos assinaram nesta segunda-feira (11/04), em Campinas (SP), um protocolo de intenções para implantar, dentro do aeroporto, um hub logístico de cargas postais expressas da estatal.
O centro operacional dos Correios terá um galpão 35 mil m² em uma área total de 100 mil m², e processará 1/3 de toda a carga do modal aéreo do país. O objetivo é que o centro integrado de logística comece a funcionar dentro de dois anos e meio.
Os Correios devem operar inicialmente com 44 voos domésticos diários a partir de Viracopos dentro da chamada RPN (Rede Postal Noturna). A previsão é que, inicialmente, 160 caminhões façam o transporte rodoviário diário a partir do centro de operações de Viracopos.
“Trata-se de um projeto de extrema importância para a eficiência logística do Brasil. A localização e a infraestrutura de Viracopos, somadas à agilidade dos Correios, vão resultar no principal hub logístico de cargas expressas nacionais”, disse o ministro da SAC (Secretaria da Aviação Civil), que também visitou o Novo Terminal de Passageiros de Viracopos.
Para o vice-presidente de Encomenda dos Correios, o novo hub possibilitará à empresa a reorganização de toda a sua malha aérea e a redução de custos e o aumento de eficiência na entrega das remessas. “A partir desse passo, os Correios estão alinhados às principais empresas postais do mundo”, disse Fabiano. Para ele, a localização e a estrutura de Viracopos foram preponderantes para a escolha.
O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, ressaltou que o acordo com os Correios soma ainda mais ao projeto de tornar Viracopos o maior e melhor aeroporto da América Latina. “Viracopos foi premiado recentemente como melhor aeroporto de carga da América Latina e esse acordo com os Correios só vem a confirmar esse trabalho realizado pela equipe de Viracopos”, concluiu Müssnich.