A AmstedMaxion desenvolveu um novo vagão GDU rebitado para atender às necessidades da MRS Logística, com volume total de 50,5 m³ e redução de 2 toneladas de tara em relação ao projeto anterior. O novo projeto, desenvolvido pela Engenharia Avançada da empresa, tem a caixa inteiramente fixada por Huck-bolts, que são rebites estruturais de montagem a frio, em vez de solda.
Esta solução estrutural é de fácil aplicação e remoção nas linhas de montagem, sem o uso de solda ou maçarico. Tem a mesma resistência da solda e se traduz em maior flexibilidade para as linhas de montagem e de manutenção.
A parte inferior do novo projeto tem um rebaixo no fundo para aumento de capacidade da caixa e por isso seu estrado é composto por uma viga central tubular de projeto patenteado em peça única, visando aumento da resistência aos esforços e rapidez de montagem.
Esta viga é fornecida pela Valourec&Mannesmann, através de um projeto desenvolvido juntamente com a AmstedMaxion para desenvolver esta solução que representa uma real evolução estrutural em vagões ferroviários.
Os vagões foram produzidos com truque Ride Control Usinado, desenvolvido em conjunto com a MRS. Este conceito de truque irá gerar um menor consumo de rodas, pois o equipamento terá melhores condições de inscrição em curvas através do conceito de steering, o qual permite que os rodeiros acompanhem os raios horizontais, reduzindo a perda de paralelismo entre as peças fundidas.