A Zebra Technologies aponta algumas soluções tecnológicas que devem se tronar tendência no varejo nos próximos anos.
A expectativa da empresa é que a onda de inovação continue acontecendo nos próximos anos, de forma cada vez mais acelerada, sempre com o objetivo de elevar os níveis de produtividade e proporcionar um uso mais eficiente dos ativos.
Mas quais serão os próximos passo? A Zebra Technologies já está concentrando seu foco sobre as tendências tecnológicas nos próximos anos e na maneira como elas afetarão as empresas e os consumidores. Algumas das previsões da empresa são:
1. As empresas demandarão cada vez mais visibilidade sobre seus ativos, equipes e transações. Isso levará a um aumento no uso de tecnologias como códigos de barra e etiquetas RFID para melhorar a gestão e ganhar agilidade no manejo de ativos.
2. Dados ganharão significado antes que se tornem inúteis: a quantidade de dados à disposição das empresas é cada vez maior, provendo informações de toda a cadeia produtiva com incrível precisão. Contudo, o grande desafio para as empresas até 2020 será coletar e analisar estes dados da forma mais rápida e precisa possível para poder agir com precisão e aumentar sua produtividade.
3. Novos dispositivos terão mais recursos do que antes. As empresas buscarão usar dispositivos do tipo “tudo-em-um” no trabalho, e assim os equipamentos de consumo serão substituídos por dispositivos profissionais, capazes de executar mais tarefas com melhor desempenho.
4. Inteligência Artificial e automação serão mais comuns do que se pode imaginar. Robôs e sistemas baseados em aprendizagem automática realizarão as tarefas mais simples, como catalogação de itens, otimização de espaço, análise de informações em tempo real, evitando assim desperdícios de dinheiro e material.
5. Dispositivos móveis usados nas empresas se prepararão para novas opções de sistemas operacionais. Já em 2017 a Microsoft deixará de oferecer suporte para Windows CE e o EH 6.5 tradicional, e a tendência é que a atualização destes sistemas se torne cada vez mais frequente.
6. A adoção de tecnologias de localização crescerá significativamente devido ao aumento do uso de etiquetas RFID e softwares de geolocalização. Esse avanço transformará a análise de dados e os serviços de atendimento ao cliente, proporcionando experiências cada vez mais personalizadas e customizáveis.
7. O varejo multicanal crescerá graças ao uso de tecnologias que oferecerão uma excelente experiência de compra, integrando as lojas físicas e on-line. Isso significa que a separação entre o físico e o digital durante o ato de comprar será cada vez menor. A tendência é que eles deixem de competir entre si, e passem a se complementar, através de soluções focas na experiência do usuário.