Para o centro de distribuição, que atende também aos núcleos de Itapevi (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), a Pincéis Atlas adquiriu sistemas do tipo porta palete, drive-in, flow rack e divisórias industriais nas docas de expedição. O projeto instalado pela Bertolini tem 5.500 m² com capacidade para 6.400 posições palete. Os 4.500 m² restantes foram destinados para áreas de produção e almoxarifado da empresa.
Segundo o gerente de PCP & Logística/Distribuição da Pincéis Atlas, Bernardo Germano Fuerstenau, além da renomada qualidade dos produtos da Bertolini, outro fator decisivo para a escolha das soluções da marca foi a assistência técnica personalizada. “A Bertolini tem flexibilidade para desenvolver os sistemas conforme a necessidade do cliente, encaixando-se perfeitamente em nossas necessidades”, afirma.
Os diferentes sistemas de armazenagem escolhidos para o CD foram definidos por meio de um estudo do perfil dos produtos. Fuerstenau explica que foram observados critérios como seletividade, necessidade de estoque e frequência de utilização.
“O drive-in foi dimensionado para os produtos com alta densidade de estocagem e como buffer para atender os demais sistemas e centros de distribuição. Já o porta-palete foi projetado para os produtos com menor densidade e para utilização do primeiro nível como picking de volumes fechados. O flow rack foi definido para facilitar a separação de produtos fracionados visando um rápido abastecimento, bem como para aumentar a produtividade do picking e posterior packing”, completa Fuerstenau.