Whirlpool CD Indiana - EUA 3

Whirlpool CD Indiana - EUA 3A Whirlpool Corporation, em seu Centro de Distribuição de Indiana, Estados Unidos, possui uma operação logística que se torna cada vez mais comum nos projetos de CD’s desenvolvidos aqui no Brasil.

É muito comum, hoje em dia, no Brasil, nos depararmos com operações logísticas que integram a automação com pessoas, principalmente as operações de fulfillment e e-commerce.

Operações logísticas já consolidadas há anos, no exterior, se multiplicam no mercado brasileiro e hoje, os profissionais/empresas que aprenderam o “caminho das pedras” da integração, desenvolvem projetos e metodologias de implementação de processos de gestão operacional muito além das expectativas.
Projetos como o novo CD da AVON, o Hub na Natura, o AS/RS e Sorter da Brandili, entre tantos outros desenvolvidos no Brasil, trazem a semente da inovação e se tornam referências mundiais.
Vale destacar aqui que, nos projetos desenvolvidos nos últimos 36 anos, pela equipe da IMAM, nem sempre foi tão fácil assim viabilizar técnica e economicamente projetos de maior complexidade e inteligência operacional, mas que hoje, as condições se tornaram muito propícias.
O exemplo da Whirlpool, estudo de caso destacado a seguir, demonstra esta realidade e não cabe aqui destacar as barreiras que tivemos que vencer no Brasil, mas sim a realidade de uma operação que é referência e que hoje podemos fazer até melhor.
Vejam também o vídeo desta operação em: https://youtu.be/BFEwpzr84xY

O Projeto
A ideia deste CD, desenvolvido em parceria com a Ryder, se iniciou em 2008, quando os volumes da operação cresceram em função da integração de várias operações de fulfillment no CD de Indiana e o projeto nasceu para assegurar que os serviços e reposição de peças fosse realizada com precisão (o material e a quantidade certa), no prazo (no tempo certo), e sem danos (com qualidade).
A rede de distribuição de peças de uma empresa como a Whirlpool Corporation tinha que ser ainda mais confiável do que os seus principais aparelhos comercializados. Essa excelência no atendimento ao cliente era um dos principais “drivers” do projeto e uma prioridade absoluta da empresa.
Hoje, a operação integra 2 prédios e totaliza aproximadamente 120 mil m2 para estocagem/operação e movimenta aproximadamente 150.000 peças diariamente.
A operação de distribuição deste CD inclui serviços e peças de reposição para todos os aparelhos que a Whirlpool fabrica, como lavadoras de roupa e secadoras, geladeiras, lava-louças, condicionadores de ar e outros produtos vendidos sob as marcas Whirlpool, Maytag, Jenn-Air, Kitchen Aid, Amana, entre outras.
O CD atende à demanda de toda a América do Norte, bem como clientes em 74 países.

Lean
Para os volumes e a flexibilidade que se demandava para o projeto, foi desenvolvido um modelo que integrava automação com a habilidade das pessoas e para isso foram incorporados, no projeto, os princípios Lean e uma cultura de melhoria contínua, o que hoje denominamos, aqui no Brasil, de “Lean Warehouse”. “A ideia é continuamente identificar problemas e, em seguida, implementar soluções que melhoram o serviço e reduzem custos”, destaca Mike King, gerente de operações da Whirlpool.
A eficiência operacional foi tão grande que viabilizou a operação de embarques diretos para o Canadá e isso eliminou a necessidade de um CD separado ao norte da fronteira.
Incentivos
Como o CD depende da eficiência das pessoas, a Ryder, responsável pela operação do CD, em 2013, estabeleceu um “Programa de Recompensas”. A ideia era incentivar os funcionários de alto desempenho e manter uma força de trabalho motivada para que os resultados aparececem e chegassem aos clientes da Whirlpool.
O trabalho padronizado, uma das técnicas da abordagem “Lean” foram utilizados ​​para determinar o nível “base” de desempenho para cada tipo de trabalho, incluindo os deslocamentos entre as atividades.
Painéis montados ao longo do CD mostram como cada funcionário está desempenhando suas atividades para que assim, os próprios operadores possam ajustar seu desempenho e atender seus objetivos pessoais e organizacionais.
Os incentivos estabelecidos são ganhos adicionais relacionados com o fato de completar o trabalho a um ritmo constante. Os funcionários de melhor desempenho levam para casa até US$120 a mais por semana.
As práticas “Lean”, aliadas com a automação e os incentivos aumentaram a produtividade em 33 por cento e a acuracidade dos pedidos estabilizou-se em 99,7%.

REALIDADE BRASIL
O que foi visto neste estudo de caso, destaca o potencial de resultados que pode ser atingido quando agregamos uma metodologia de melhoria contínua com automação operacional. Isto é absolutamente a nossa realidade quando nos referimos aos melhores projetos de Centros de Distribuição no Brasil.
Portanto, se hoje temos muitas dificuldades econômicas, estas dificuldades não se devem a nossa gente (nós, brasileiros) que, quando bem educada e incentivada, mostra resultados maiores e melhores que em muitos países desenvolvidos. São profissionais e empresas de Classe Mundial que temos aqui mesmo, no Brasil, mas que infelizmente não possuem o espaço adequado na mídia para divulgar suas realizações.
Para que desejar ver o vídeo desta e de outros casos, acessem: https://youtu.be/BFEwpzr84xY

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

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