Retrak-empilhadeira
Retrak-empilhadeira

Ainda que estejamos presos às discussões sobre custos, os modelos de negócios adotados para o desenvolvimento de empresas saudáveis e duradouras convergem para a questão do atendimento

Em  maio  a  Retrak  Empilhadeiras  comemorou  18  anos  de atividades.  Cada  ano  de  exis-tência  ofereceu  um  desafio, mas  nosso  desejo  era  crescer  e  chegar à  maioridade  consolidados,  e  para  isso aprendemos  diversas  lições  de  gestão; sendo  uma  das  mais  importantes  relacionada ao atendimento ao cliente. Saímos  de  três  para  150  colaboradores  e focamos nossos objetivos para que o cres-cimento  fosse  sempre  sustentável,  como o  fato  de  adquirirmos  sedes  próprias  até chegar  à  atual,  de  23  mil  m²  localizada em  Guarulhos. 

 

O  mercado  também  nos cobrou  sua  parte:  para  começar,  comprávamos  máquinas  usadas  e,  não  demorou muito, fomos impelidos a montar a frota com  equipamentos  novos,  pois  para  ganhar competitividade era preciso oferecer equipamentos robustos e modernos.

 

Demonstrar  solidez  financeira  despertou credibilidade  e  confiança  no  mercado,  e investir forte no capital humano e, conse-quentemente, no atendimento ao cliente, foi muito positivo. Uma empresa saudável entende  que  para  que  o  fluxo  de  atividades  seja  executado  com  excelência,  deve considerar  as  relações  entre  as  pessoas que executam as atividades do processo e as relações entre elas, os fornecedores e os clientes.

 

Toda empresa é composta de pessoas com diferentes capacidades e conhecimentos,  que  desempenham  diferentes formas de trabalho, e deve estar ancorada na comunicação e na responsabilidade individual. Todos os colaboradores devem ter essa meta, precisam considerar o que de-vem uns aos outros e garantir que sabem o que se espera deles.

 

Os  ganhos  do  bom  entendimento  dessa cadeia resultam na estruturação de uma área  de  atendimento  mais  forte,  ousada e preparada para lidar com as adversida-des  apresentadas  pelo  cliente,  tanto  no pré quanto no pós-venda.  E se você acha que o bom atendimento resulta na satis-fação do cliente, pense novamente.

 

Hoje em dia, tudo gira em torno de um objeti-vo principal: “como agradar o cliente”. Po-rém,  o  atendimento  pode  ser  entendido de  forma  mais  ampla,  pois  a  satisfação do cliente depende da personalização de suas  preferências  e  necessidades.  Esse comportamento não pode ser “instalado” em  um  negócio,  mas  deve  ser  adotado como parte integral da cultura da empresa.

 

Para explicar melhor, uma abordagem personalizada no atendimento ao cliente pode ser dividida em três etapas: identificar o cliente, aprender sobre ele e atendê-lo.  É  um  caminho  que  toda  empresa  que deseja longevidade precisa trilhar para ser reconhecida como profissional.

 

Lembre-se  de  que  posição  no  mercado, inovação, produtividade, desenvol-vimento  do  pessoal,  qualidade,  resultados  financeiros,  todos  são  cruciais ao desempenho de uma organização e à sua sobrevivência. E mais: a arrogân-cia de sua equipe e líderes e o cresci-mento  sem  disciplina  podem  liquidar uma empresa.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *