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fedex22O desafio do varejo é aprender a suavizar a linha que separa o online do físico, oferecer novas experiências ao cliente e garantir a entrega de determinados produtos em menos de uma hora.

O setor continua a evoluir devido ao surgimento de novas tecnologias e mudanças no comportamento do consumidor, os quais mantêm as empresas permanentemente em estado de alerta.

A FedEx analisou as principais tendências esperadas para os próximos anos que irão revolucionar a logística. Em primeiro lugar, destaca a robótica. Segundo afirma, os robots que atuam como assistentes no processo de compra poderão converter-se em algo normal em todo o mundo e, a título de exemplo, o modelo Chip1 acaba de ser introduzido na Austrália e ajuda os utilizadores a encontrar as suas lojas favoritas e realizar as melhores compras.

O operador indica também o surgimento de novas experiências com a inteligência artificial, relacionadas ou não com a robótica, que permitirão às empresas melhorarem o seu serviço ao cliente assim como a atividade de certos departamentos.

Além destas, as experiências conectadas serão cada vez mais comuns. Depois do boom do ecommerce, os consumidores irão valorizar os serviços oferecidos nas lojas físicas, onde pode ver, tocar e sentir os produtos. O objetivo do retalho é aprender a atenuar a linha que separa o online do físico, para tal podem ser utilizados meios interativos ou métodos de pagamento mais rápido através de tablets.

Nestas inovações destacam-se também as entregas autónomas realizadas por pequenos veículos, ambientalmente sustentáveis, ou por drones.

Convém também destacar a importância da realidade virtual. Hoje um em cada cinco compradores britânicos gostaria de utilizar esta tecnologia nas suas compras online e algumas marcas estão a avançado estado neste âmbito, através da introdução de aplicações que simulam provadores.

A quarta tendência identificada pela FedEx é a redução dos tempos de entrega. A Amazon nos EUA já oferece envios de produtos frescos em uma hora. No futuro podemos falar de entregas na mesma hora em que é realizado o pedido.

Para a FedEx este tipo de avanços é fundamental, dado que 25% dos consumidores abandonaria o processo de compra se o produto não está disponível para entrega em um dia.

Por fim, as lojas pop-up de curta duração continuarão a ser populares nos próximos anos, tendo em conta que os consumidores estão cansados da grande quantidade de produtos disponíveis nas outras lojas.

Importa ainda salientar as experiências multisensoriais e participativas. Para os varejistas, abrir este tipo de lojas custa menos 80% em média que as restantes, o que significa um risco de investimento muito menor.

By gab