Os dois portêineres adquiridos pela empresa, no valor de US$ 15 milhões, para o terminal administrado por ela em Imbituba (Santa Catarina), foram inaugurados semana passada.
Na quarta-feira, dia 14, foram realizados 248 movimentos para importação e exportação em uma linha da América do Sul, com descarregamentos de cobre chileno e carregamentos de cerâmica catarinense.
Os portêineres são capazes de atender as maiores embarcações do mundo, operando simultaneamente dois contêineres de 20 pés carregados ou um contêiner de 40 pés carregado. A capacidade do guindaste para contêineres é de 65 toneladas ou até 80 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ªfileira de contêineres de grandes embarcações.
O objetivo da Santos Brasil é equiparar Imbituba às condições de tecnologia, equipamentos, infraestrutura de cais e retroárea dos maiores portos brasileiros, oferecendo não só um grande terminal em Santos, como também colocando à disposição uma alternativa à altura na Região Sul.