O TCP (terminal de contêineres do Paraná) acaba de adquirir um reach stacker para seu recém-inaugurado cais de atracação e que será utilizado para a movimentação de contêineres em ferrovia.
O modelo DRF450-75S5XS da Kalmar é um manipulador de contêineres com capacidade de carregar e descarregar contêineres de até 41 toneladas em altura máxima de 15,2 m.
O equipamento pesa 82,6 toneladas, tem 12,7 m de comprimento e altura máxima de 18,4 m da lança telescópica – braço hidráulico com alcance horizontal de 5,2 metros. Este alcance maior é o seu principal diferencial, pois permite operar nas duas fileiras de trem que passam dentro do terminal, que é o único no Sul do País que tem conexão ferroviária direta, dentro do pátio.
Com a aquisição, o TCP terá um aumento significativo no número de contêineres movimentados, já que passa a operar duas composições ao mesmo tempo, que têm em média 25 vagões. Antes, era necessário aguardar a descarga do primeiro trem para trazermos o outro, pois os equipamentos não alcançavam a segunda fileira de trem.
Fabricado pela Kalmar, o equipamento foi adquirido ao custo de R$ 1,3 milhão, parte dos mais de R$ 365 milhões investidos pelo TCP nos últimos três anos em um amplo projeto de modernização e ampliação do Terminal.