Com duas soluções inovadoras, a ZF mostra como a logística poderá evoluir nos terminais de carga e descarga de transportadoras, aeroportos, portos e outras áreas delimitadas semelhantes. Futuramente, os veículos serão capazes de levar contêineres e carretas sozinhos ao local de destino.
A base dessa inovação é o princípio “see. think. act.” (ver – pensar – agir), que direciona a ZF ao desenvolvimento de equipamentos com foco no aumento da eficiência e da agilidade, bem como na redução do impacto ambiental e de acidentes. Além disso, os meios de transporte habilitados a manobrar sem motorista impactam positivamente na crescente falta de mão de obra qualificada no campo da logística.
O setor de logística pode contar com previsões de crescimento positivo e volumes de transporte cada vez maiores. Por outro lado, há as crescentes demandas por flexibilidade e a maior pressão por tempo e menor custo. Além disso, há ainda a falta de mão de obra especializada, que se intensificará expressivamente entre os motoristas profissionais e impacta diretamente as transportadoras. O ZF Innovation Truck e o Terminal Yard Tractor são as soluções inovadoras da ZF para os principais desafios enfrentados pelo setor de transportes. “Veículos autônomos que, graças às nossas tecnologias, são capazes de ver, pensar e agir estão concretizando a ideia de uma logística inteligente em terminais de carga e descarga e outras áreas delimitadas”, afirma Fredrik Staedtler, Head da Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais da ZF. “Os meios de transporte desse tipo evitam danos causados durante as manobras e períodos de parada dos veículos, o que aumenta a vantagem competitiva das transportadoras. Por isso, as funções apresentadas nos nossos atuais veículos inovadores são aplicações com forte demanda e amortização rápida”, completa.
Mais eficiência e segurança com a nova tecnologia de contêineres
Nas operações de manobra no terminal de carga e descarga, as tarefas desafiadoras de carregar, descarregar e movimentar contêineres, ou seja, a retirada da carga de um caminhão e a colocação de uma carga nova, são as que mais ocupam os motoristas e consomem tempo, além de causarem frequentes acidentes e danos de alto custo. Em contrapartida, o ZF Innovation Truck – um caminhão híbrido com base em um veículo pesado de três eixos – faz todo esse trabalho sem motorista. Assim que o condutor chega ao local determinado, ele pode desembarcar, ativar a função de condução autônoma e descansar. O caminhão vai encontrar o seu caminho para a posição de destino dirigindo de forma autônoma e elétrica. Em seguida, o ZF Innovation Truck carrega um novo contêiner sem precisar de ajuda. O fato de o veículo conseguir se posicionar de forma autônoma em marcha à ré com precisão logo abaixo do contêiner é uma das principais vantagens do recurso de assistência: realizada manualmente, essa manobra é extremamente exigente, mesmo para os motoristas mais experientes. Controlado pelo computador central ZF ProAI, o ZF Innovation Truck sempre dá conta dessa tarefa com agilidade, precisão e a máxima segurança possível. Nessa ação, fatores adversos como estresse, cansaço, distração, escuridão e condições climáticas desfavoráveis não influenciam o caminhão.
Enquanto o ZF ProAI funciona como cérebro do ZF Innovation Truck, outras tecnologias da empresa possibilitam ao veículo agir, como a direção eletro-hidráulica ativa ReAX para veículos comerciais e o sistema de transmissão automatizada TraXon Hybrid, equipado com um motor elétrico modular integrado que possibilita a condução sem emissões. Para que seu ZF Innovation Truck pudesse ver e se orientar, a ZF optou por uma configuração de sensores baseada em câmeras e com suporte a laser, complementada com um sistema GPS.
Engate autônomo
O conjunto ampliado de sensores faz com que o Terminal Yard Tractor fique atento ao ambiente em seu redor. Nesse caso, o computador central ZF ProAI também coordena todas as funções e movimentos longitudinais e transversais desse shuttle, de modo que ele possa manobrar o semirreboque de um caminhão sozinho até a doca para carregar e descarregar. Em seguida, ele leva o semirreboque de volta ao caminhão. Nessas atividades, outro recurso da ZF pode ser de grande ajuda para o Terminal Yard Tractor: a unidade de controle do veículo, que está interligada aos sistemas do terminal de carga e descarga ou outras áreas delimitadas. Câmeras fixadas na doca focam a traseira do semirreboque a ser manobrado. Um computador instalado no local calcula o trajeto e, por uma rede sem fio, transmite os dados à unidade do Openmatics, o sistema de telemetria da ZF, que se encontra a bordo. O ZF ProAI montado no veículo processa as informações em tempo real e as converte em comandos para o motor, direção e freios.
Veículos comerciais guiados eletronicamente
Um sistema de roteamento inteligente e dinâmico indica a cada veículo inovador quando deve ir para onde e que tarefa o espera. Assim que o modo de condução autônoma é ativado, por meio da rede LTE/WLAN sem fio do terminal de carga e descarga, os caminhões acessam automaticamente esse sistema e a unidade do Openmatics instalada a bordo. O sistema de roteamento verifica e considera permanentemente a posição atual e o trajeto dos demais veículos que se encontram na área e, caso necessário, ajusta imediatamente o itinerário original do caminhão.
Esforço mínimo, benefício máximo
As manobras manuais são facilitadas por uma nova função de engate. Com um conjunto de sensores montados no veículo e o sistema de roteamento instalado no local, os motoristas podem ver em seus tablets a melhor e mais rápida maneira de chegar ao respectivo contêiner para poder carregá-lo. Dessa forma, a ZF demonstra que está empenhada em desenvolver ativamente funções úteis para frotas de veículos, sempre mantendo o foco na condução autônoma e na logística sem motorista.