Os centros de distribuição de hoje estão sob enorme pressão para acompanhar a velocidade do varejo.
A popularidade das compras omnichannel e o aumento das expectativas em torno da disponibilidade do produto e da velocidade de entrega têm aumentado a pressão para esses estabelecimentos entregarem mercadorias rapidamente. Para atender à demanda do mercado ultracompetitivo de hoje, os gerentes de centros de distribuição devem ter visibilidade sobre as informações de atendimento de pedidos, a capacidade de treinar funcionários rapidamente e equipá-los com ferramentas intuitivas, os meios para acompanhar o progresso de um produto em tempo real e as ferramentas certas para abordar quaisquer obstáculos que surjam durante o processo de atendimento. Fazer tudo isso com eficiência requer um conjunto de soluções flexíveis que permita que funcionários e gerentes acessem informações pertinentes e atualizadas em qualquer lugar – quando e onde precisarem. Em outras palavras, para ter sucesso no competitivo cenário atual, os gerentes de armazéns devem adotar soluções móveis.
Trabalhando no armazém
O sucesso de um armazém depende da capacidade e produtividade de seus funcionários e do equipamento de suporte. Em um grande armazém, os separadores recebem milhares de pedidos por dia, todos exigindo coleta, embalagem e envio precisos. Se esses processos forem executados incorretamente, a encomenda pode acabar sendo atrasada ou errada, o que afeta negativamente a experiência do consumidor e, portanto, sua satisfação e fidelidade à marca. Outro desafio complexo é que os armazéns frequentemente utilizam mão de obra temporárias para ajudar a atender às demandas sazonais. Isso acontece especialmente em datas de pico, como Natal, quando os armazéns aumentam a equipe com funcionários sazonais para ajudar a atender o grande aumento de pedidos. Em situações como essas, é muito importante que os funcionários atinjam rapidamente uma certa velocidade de trabalho, ou podem acabar atrapalhando a operação mais do que ajudando.
Para garantir o sucesso desses trabalhadores de linha – tanto os temporários quanto os que trabalham em tempo integral – os gerentes de armazéns devem equipá-los com ferramentas intuitivas que permitem que informações pertinentes estejam facilmente acessíveis na palma de suas mãos. Essas ferramentas devem espelhar a aparência dos aplicativos de consumo que muitos de nós – especialmente os millennials – acessamos diariamente de nossos smartphones, fazendo com que sejam fáceis de entender e usar, sem a necessidade de um treinamento. Colocando todos os processos de armazenagem – incluindo a entrada de estoque, inspeção de produtos, atividades de embalagem e conferencias, consolidação de produtos e mais – em um formato móvel fácil de usar, os gerentes podem garantir o sucesso de seus funcionários e de seus armazéns.
A motivação e o engajamento dos funcionários também pode ser drasticamente aprimorado com os aplicativos móveis de armazém que existem hoje. Essas ferramentas oferecem aos funcionários uma visão mais ampla de seu desempenho individual, de como esse se compara ao desempenho da equipe maior e de como isso contribui para o sucesso do armazém como um todo. Os aplicativos também introduzem um aspecto de gamificação no gerenciamento de desempenho da equipe de trabalho, usando as técnicas de design e interação de videogames para ajudar a promover a competição entre funcionários e possibilitar um melhor treinamento e coaching para os funcionários conforme necessário. Uma equipe de trabalho engajada é uma equipe de trabalho mais produtiva, e os avanços dos aplicativos móveis de armazenagem de hoje são fundamentais para promover esse envolvimento.
Supervisionando Operações no Armazém
Os funcionários de linha não são os únicos funcionários que se beneficiam das soluções móveis no armazém – os supervisores também têm muito a ganhar com a adoção dessa tecnologia. No passado, os supervisores geralmente ficavam confinados em seus escritórios, separados de seus funcionários, de seus estoques e de todos os processos de atendimento que aconteciam no armazém. Isso causou uma falta geral de visibilidade nas operações do armazém.
Em um armazém orientado para dispositivos móveis, os supervisores têm acesso a todos os aplicativos essenciais por meio de um tablet ou um outro dispositivo portátil, o que permite que eles se movimentem facilmente pelo armazém, engajem-se com funcionários e supervisionem o trabalho e o inventário em tempo real. Esses insights úteis significam que os supervisores podem ajustar facilmente as prioridades de atendimento ou mover o pessoal para adaptar-se a quaisquer mudanças nos requisitos de pedidos, inventário, mão-de-obra ou recursos de equipamentos, reduzindo assim o atraso ou tempo de inatividade que poderia afetar negativamente as métricas principais do estabelecimento.
A capacidade de sair do escritório e estar com os funcionários ajuda os supervisores a promover relacionamentos mais fortes e a motivar seus funcionários. Os aplicativos móveis fornecem aos supervisores as informações de gerenciamento de desempenho necessárias para interação em tempo real com os funcionários e a capacidade de recompensar os funcionários de alto desempenho, o que pode aumentar a motivação, melhorar o engajamento dos funcionários e aprimorar o rendimento do armazém.
Entregando as mercadorias
As tecnologias móveis revolucionaram os processos de armazenagem, mas seus impactos no supply chain não param por aí. Essas tecnologias também têm implicações tremendas na área de gerenciamento de transporte. A entrega do produto é obviamente uma parte crucial do atendimento de pedidos, mas está longe de ser um processo simples. As redes de entrega podem ser extensas e complexas, muitas vezes dependendo de fornecedores terceirizados e sujeitas a forças externas que podem facilmente alterar os cronogramas de entrega. Para se manter atento à localização do produto e garantir entregas no prazo, os gerentes precisam do rastreamento de pacotes em tempo real, gerenciamento de frete, atualizações de status dos pacotes e monitoramento de operações de rede. As tecnologias móveis de gerenciamento de transporte cumprem essas necessidades de uma forma muito prática e acessível.
Historicamente, os gerentes não conseguiam monitorar efetivamente os caminhoneiros em todas as suas unidades – eles se baseavam em check-ins periódicos para atualizar suas informações de status de entrega. Isso resulta em um atraso significativo na identificação e no tratamento de problemas de transporte, o que afeta os prazos de entrega. Com os aplicativos móveis de transporte disponíveis na palma da mão do motorista, os gerentes podem monitorar com mais precisão o progresso em tempo real e se adaptar rapidamente a problemas que podem causar atrasos. Os aplicativos móveis de transporte que existem hoje também contam com a confirmação de entrega e a captação de assinatura, ajudando na etapa final do supply chain e garantindo transparência e responsabilidade pela entrega do produto.
Com o crescimento exponencial do e-commerce, os centros de distribuição e o supply chain de hoje enfrentam muitos novos desafios. Para lidar com as realidades do novo mercado, os estabelecimentos devem ser produtivos e extremamente ágeis, e os gerentes devem ter visibilidade completa de ponta a ponta dos processos do armazém e de transporte. A única maneira para os centros de distribuição terem sucesso no ambiente atual é adotar tecnologias móveis e abandonar as ferramentas e os sistemas datados do passado. Aqueles que não evoluírem acabarão perdendo para seus concorrentes mais ágeis e mais informados.
Por Eric Lamphier