
Trabalhando com a Zatix desde 2006, a JBS Transportadora precisava de uma solução unificada que lhe permitisse atuar em conformidade com a lei que regulamenta o controle da jornada de trabalho dos motoristas, além de garantir a segurança da frota contra furtos.
Em 2008, quando a JBS Transportadora tinha sede em Andradina, a Zatix instalou os equipamentos para teste na empresa que, na ocasião, utilizava outras tecnologias. Os rastreadores se mostraram tão eficientes que, após alguns meses, a JBS fez a transição e adquiriu mais de 100 unidades.
O processo de implementação, instalação e configuração durou aproximadamente três meses. De fácil acompanhamento e controle, se ajustou à necessidade da JBS de forma estável e flexível e vem contribuindo para a logística e auditorias tanto de processos quanto de mercadorias.
Todos os motoristas da frota foram treinados individual e gradativamente, acompanharam demonstrações e receberam orientações passo a passo sobre o uso e manuseio da nova tecnologia.
Com uma frota de 1.300 caminhões, a utilização dos serviços da Zatix é uma grande vantagem para a JBS Transportadora, pois mesmo que haja alteração nas tecnologias, a plataforma faz os ajustes necessários mantendo o mesmo padrão de operação. A possibilidade de realizar upgrades e integrações aproveitando sistemas externos ou já existentes é um diferencial importante que gera redução de custos e promove agilidade.
O uso destas soluções possibilitou também consolidar a integração das macros de logística com as ferramentas de Recursos Humanos da JBS, o que trouxe benefícios para a auditoria de premiação e vencimento de CNH pela área. Permitiu, sobretudo, realizar as configurações necessárias com segurança e adaptável à operação da empresa.
Paralelamente, a área de Novos Negócios da JBS buscava eliminar desperdícios advindos do mau uso dos veículos da frota e realizar o rastreamento e monitoramento do transporte das mercadorias. A empresa operava com outros sistemas de rastreamento até a unificação para o sistema Omnilink da Zatix que, a partir de 2011, passou a gerir 100% da frota.
“As tecnologias da Zatix são soluções maduras e com alto grau de segurança em processos críticos do negócio, garantindo o monitoramento e entrega da carga dentro dos padrões exigidos pelo cliente”, explica o gerente de marketing da Zatix, André Moreto.
“O equipamento Omnilink se faz extremamente necessário para a rotina da JBS. Todo o controle de jornada da empresa se baseia na sua utilização, na qual as macros são integradas com o sistema de ERP, compondo assim o cartão ponto do condutor e gerando posteriormente o seu pagamento”, afirma Leandro Ferraz, gerente de Risco da JBS.
O alto nível de integração das atividades da empresa proporcionados pelo Omnilink aliado às soluções Control Fleet e Volksnet possibilitam também o controle da premiação dos motoristas, sua segurança e a da empresa com relação a furtos e roubos de carga.