A companhia química BASF criou uma parceria com a startup Ahrma no final do ano, de modo a posicionarem-se no mercado para as soluções logísticas.
Os paletes inteligentes foram desenvolvidas pela Ahrma e têm por base a reutilização de paletes que dispõem de um sistema de tracking.
O palete, reutilizável, é revestido com um sistema de spray poliuretano, um campo em que a BASF está em casa, contendo um sistema de RFID wireless, com uma bateria que pode durar até pelo menos 10 anos, de modo a poder ser rastreada. Ao contrário dos outros paletes, este pretende-se que possa ser rastreada, não só pelo investimento na criação de cada produto, mas também pelas suas outras funcionalidades e informações que fornece em tempo real.
Este pequeno dispositivo ligado à internet transmite para o computador ou smartphone, para além da sua localização, as informações sobre a que temperatura se encontra o palete, o impacto que possa sofrer – pelo que o próprio palete informará no caso de precisar de reparação – ou mesmo o peso que se encontra em cima do palete. Outra característica é a facilidade de limpeza do produto, algo de particular importância em indústrias como a de alimentação, bebidas ou farmacêutica.
Tem um tamanho normalizado de modo a que se possa utilizar em fábricas automatizadas e todas as partes do produto que se encontram expostas ao exterior encontram-se protegidas pelo spray de poliuretano, tornando-a mais duradoura, e é aderente, para que os produtos não deslizem em caso de aceleração ou travagem.
Esta parceria, que contou com um investimento de 5 milhões de dólares em ações da Ahrma por parte da BASF, é um grande passo para uma cadeia de abastecimento transparente, eficiente e de confiança. “Acreditamos que haja um grande potencial muito além da indústria química para uma oferta como esta”, conta Raimar Jahn, Presidente da BASF’s Performance Materials Division.