Logística ou Comércio Exterior? Talvez você já tenha se deparado com este questionamento no momento de escolher qual faculdade fazer.
Por serem áreas ligadas ao comércio, é comum ter dúvidas sobre o funcionamento das duas atividades. Para entender a atuação de cada profissional, confira as informações reunidas pelo E+B Educação.
Logística
Proatividade, flexibilidade, boa comunicação e bom relacionamento interpessoal são habilidades cobradas no perfil do profissional de logística, responsável pela organização e administração de materiais e recursos de uma empresa. Através da logística são realizados o controle do estoque e a distribuição entre os centros e fábricas, além de organizar a movimentação interna com o intuito de aumentar a produtividade e facilitar a entrada, saída e circulação de pessoas e produtos.
O curso de Logística tem duração média de dois anos, período no qual o estudante tem acesso a uma grade curricular com disciplinas relacionadas às Ciências Exatas, Ciências Sociais e matérias específicas, como Gestão da Qualidade, Legislação, entre outras. Formado, o profissional pode desenvolver uma carreira em Logística com a possibilidade de atuação em indústrias, distribuidoras, empresas de logística, entre outros. O comércio eletrônico, a indústria farmacêutica e o setor ferroviário são segmentos que têm ofertado uma grande quantidade de vagas na área.
Comércio Exterior
O comércio exterior se refere as relações de uma nação com a outra. A área abrange a legislação que envolve as atividades de entrada e saída de produtos entra os países, além das questões financeiras, administrativas, aduaneiras e tributárias. O comércio exterior é fundamental para verificar o correto pagamento dos impostos e a documentação exigida para as mercadorias circularem no país, visando o cumprimento das regras internas para esses serviços.
O curso Comércio Exterior prepara o profissional ao longo de dois ou quatro anos, a depender da modalidade escolhida. O tecnólogo dura cerca de quatro semestre enquanto a graduação leva oito semestres para formar o estudante. Após finalizar a sua formação, o profissional está apto para atuar com importação, exportação, despacho, negociação e transações cambiais em transportadoras, multinacionais, órgãos públicos, entre outros.
Logística X Comércio Exterior
O Comércio Exterior está diretamente ligado ao comércio internacional. O profissional cuida das operações que precedem aquelas realizadas pelo Comércio Internacional. Ou seja, trata das condições legislativas, administrativas e financeiras para a entrada e saída de produtos em um determinado país. A logística, por sua vez, trata das questões internas de uma empresa, tendo como preocupação a entrega, recebimento e distribuição de produtos. Seu trabalho pode estar ligado a importação e exportação, mas as principais atividades envolvem o transporte e notas fiscais.
A logística é fundamental no comércio exterior para operacionalizar o deslocamento das mercadorias dentro e fora do país. A logística internacional é importante para reduzir os custos, o tempo e o risco da movimentação dos produtos nas estradas e fronteiras. Essa atividade envolve não apenas o transporte, mas a emissão de notas fiscais, organização interna da empresa e gestão de estoque.
Agora que você sabe a diferença entre as duas atividades, fica fácil escolher aquela que mais combina com você. Lembre-se que a atuação no comércio exterior torna necessário o domínio de ao menos um idioma, sendo o inglês a principal opção. Ficou interessado nas áreas? Então não deixe de conferir as bolsas de estudo para Logística e Comércio Exterior e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso.