Abril: Gestão sustentável de armazém

Mauricio Miranda                                                                                                                                Outros artigos

Centro de distribuição da Kimberly ClarkA partir desta semana, a edição de abril de INTRALOGÍSTICA começa a circular com a segunda reportagem da série Sustentabilidade na Logística. O tema, como já adiantei em outro post, é sobre gerenciamento eficiente de armazém e centro de distribuição. 

A reportagem traz exemplos de empresas que tornaram suas operações mais sustentáveis sem a necessidade de construir um novo prédio, como Art-Services, Honda, Kimberly Clark, rede Magazine Luiza e Volvo.

São ótimas iniciativas, como o sistema de roteirização de empilhadeira que a Kimberly Clark implementou em seu centro de distribuição e conseguiu reduzir o consumo de energia elétrica; o projeto Destruição Sustentável adotado pela Art-Services para descartar corretamente materiais promocionais ociosos; a parceria firmada pelo Magazine Luiza e o Instituto Plastivida para o descarte de isopor; e a biblioteca para colaboradores do CD da Volvo Parts, empresa responsável pela gestão de peças de reposição do Grupo Volvo.

Já em Exemplo de Fora, a norte-americana Stonewall Kitchen, fabricante de alimentos especiais, mostra como fatura US$ 50 mil ao ano com a gestão correta de embalagens usadas na logística.

Enquanto que no Papo Sustentável, Daniele Guimarães, gerente de distribuição da Kimberly Clark, comenta sobre as políticas sustentáveis aplicadas no CD da empresa. 

APROVEITE um trecho da entrevista com a executiva: 

Daiele - Gerente de distribuição da Kimberly ClarkQual a preocupação do centro de distribuição da Kimberly Clark com o desenvolvimento dos colaboradores?
Daniele: Dispomos de biblioteca com serviço de empréstimo, cursos in company, aulas de inglês pela manhã, entre outras ações. Recentemente, inclusive, aconteceu a 2ª edição do programa Rumo Certo, que não envolve nossa equipe direta, mas os caminhoneiros das empresas contratadas para a distribuição dos produtos.

Como funciona o projeto Rumo Certo?
Daniele: Realizado uma vez ao ano, o projeto oferece serviços de saúde, como exames de diabete, atendimento odontológico, medição de pressão, oftalmologia; e palestras sobre como se comportar durante a entrega de um produto, dicas de higiene pessoal, entre outros temas. Nossa ideia é melhorar a qualidade de vida desses profissionais.

Nos PRÓXIMOS posts, confira a entrevista com Paulo Turci, gerente da Volvo Parts, e o trabalho da Honda para redução de acidentes no armazém.

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